O Goldman Sachs concordou em pagar 215 milhões de dólares para encerrar uma ação coletiva que acusava o gigante de Wall Street de praticar a desigualdade de gênero por remunerar mulheres com salários mais baixos sistematicamente. A instituição também se comprometeu a contratar um especialista independente para analisar seu processo de avaliação de desempenho e promoção de colaboradores. A ação, aberta há mais de dez anos, representava cerca de 2.800 mulheres, incluindo vice-presidentes.
A Capital Aberto tem um curso online sobre estratégias de remuneração. Saiba mais!
Caso tivesse ido a julgamento, o caso teria proporcionado um raro fórum público para a discussão de questões relacionadas a desigualdade de gênero no mercado financeiro. Dos seis maiores bancos dos EUA, apenas um já foi comandado por uma mulher.
O processo do Goldman foi iniciado por Cristina Chen-Oster, graduada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ela entrou no banco em 1997 e vendia títulos conversíveis. Em julho de 2005, entrou com uma queixa de discriminação na U.S. Equal Employment Opportunity Commission e abriu o processou em 2010.
É comum que em casos como esse as instituições tentem levar o processo para arbitragem ou usem acordos de confidencialidade para manter alegações de mau comportamento e tratamento injusto fora dos holofotes. O Goldman, inclusive, batalhou — com sucesso, em alguns casos — para que algumas executivas resolvessem suas queixas com o banco em fóruns privados.
No ano passado, Jamie Fiore Higgins, ex-diretora do Goldman, escreveu um livro de memórias sobre sua carreira chamado “Bully Market”. O lançamento aconteceu no mesmo ano em que as mulheres alcançaram 29% da categoria de sócios do Goldman, o maior percentual já registrado.
Matérias relacionadas
Investidores pressionam gestoras de venture capital a terem mais diversidade
Mercado ainda sabe muito pouco sobre governança
Buscar a diversidade na alta administração não é apenas o certo a fazer
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui