Quando se trata de estimular a igualdade de gênero, os mercados financeiro e de capitais não estão conseguindo acompanhar o ritmo de outras áreas profissionais. De acordo com Oliver Wyman, a porcentagem de mulheres em posições de liderança em finanças dobrou desde 2003, mas ainda representa 20%. Outro estudo feito pela Harvard Business School mostra uma disparidade ainda maior: as mulheres ocupam apenas 6% dos cargos seniores no setor de private equity.
O que ainda impede as mulheres de alcançarem cargos de liderança nos mercados financeiro e de capitais? Como incentivar a igualdade de gênero e colocar mais mulheres no topo de grandes companhias e gestoras de recursos? Por que elas ainda não preteridas apesar de estudos mostrarem que empresas lideradas por mulheres performam melhor?
Para discutir essas e outras questões, convidamos para mais um encontro na Conexão Capital quatro mulheres que não só superaram desafios no mercado de trabalho como também atuam para diminuir a disparidade entre gêneros. São elas: Vanessa Simões, sócia da consultoria em gestão e recursos humanos INNITI; Carolina Cavenaghi, co-fundadora do FIN4SHE, movimento que promove a inserção de mulheres em posições de liderança no mercado financeiro; e Camila Folkmann, co-fundadora e sócia da Mindset Ventures, empresa de investimentos em venture capital. Para mediar a conversa, contamos com a presença de Andrea Chamma, membro do conselho de administração da Braskem.
O evento aconteceu no dia 7 de dezembro de 2020.