Cada vez mais grupos de private equity estão vendendo ações de empresas de seu portfólio na bolsa de valores com desconto em relação ao IPO, o que indica que eles não esperam que o valuation das ações volte aos níveis anteriores tão cedo.
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As ofertas subsequentes (follow-ons) são uma forma de os grupos de private equity monetizarem seus investimentos e devolverem dinheiro aos investidores. Eles tradicionalmente alienam uma fração da empresa que detêm no IPO e, depois, tentam vender o restante a preços cada vez mais elevados nos anos seguintes.
No ano passado, no entanto, as ofertas subsequentes foram duramente afetadas pela queda do mercado acionário americano, com os follow-ons de papéis de empresas apoiadas por investidores de private equity caindo mais de 70%, segundo dados da Dealogic. Neste ano, as emissões desse tipo começaram a se recuperar, mas os preços das ações ofertadas estão bem abaixo de seus picos.
Uma análise do Financial Times mostra que as ofertas subsequentes apoiadas por firmas de private equity nos Estados Unidos aumentaram 180% em relação ao ano anterior, mas quase dois terços das emissões foram precificadas abaixo do preço do IPO das empresas.
O desconto mais extremo em relação ao preço da IPO foi visto em março, quando a Blackstone vendeu uma participação de 10% no aplicativo de namoro Bumble por pouco mais de 300 milhões de dólares, metade do que a companhia valia em sua listagem, em 2021. Outros grandes grupos que alienaram participações em companhias de seu portfólio com desconto são Apollo, General Atlantic e Vista Equity Partners.
Sinal precursor
Apesar dos preços mais baixos, o aumento nas ofertas subsequentes é um sinal encorajador para aqueles que esperam ver uma retomada no mercado de IPOs ainda este ano. As ofertas iniciais são mais arriscadas, então os banqueiros acreditam que uma ocorrência estável de ofertas subsequentes seria um precursor importante para que novas emissões iniciais de ações voltem a acontecer.
Até o momento, os investidores de private equity americanos arrecadaram 6,7 bilhões de dólares em ofertas subsequentes, em comparação com 6,3 bilhões de dólares durante todo o ano passado. Incluindo empresas não apoiadas por private equity, os follow-ons aumentaram 86% em relação ao ano anterior.
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