O regulador financeiro de Cingapura decidiu adotar uma postura mais conservadora em relação ao setor de criptomoedas. Na última segunda-feira, 29, o diretor-gerente da autoridade monetária (a MAS, na sigla em inglês), Ravi Menon, alertou que a agência planeja tomar medidas rigorosas para dificultar o acesso do varejo às criptomoedas e reduzir os danos ao consumidor. “Os investidores parecem estar irracionalmente alheios aos riscos do comércio de criptomoedas”, ressaltou.
A Capital Aberto tem um curso online sobre finanças descentralizadas. Saiba mais!
A mudança de atitude ocorre após a reputação de Cingapura como um centro seguro para negociação de criptoativos ter sido abalada. Atualmente, promotores sul-coreanos estão investigando a implosão da stablecoin terraUSD, criada pelo fundador Do Kwon, que morava em Cingapura. O hedge fund de criptomoedas Three Arrows, um dos mais importantes da indústria e que abriu falência neste ano, também estava sediado na cidade-estado, embora registrado nas Ilhas Virgens Britânicas.
Como Cingapura tem poucos recursos naturais e sua economia é bastante dependente do setor de serviços financeiros, o governo local vinha se mostrando aberto a desenvolver o mercado local de criptomoedas. No ano passado, a MAS começou a distribuir licenças para players do setor de criptomoedas e passou a permitir que tanto investidores de varejo como institucionais negociassem produtos ligados a essa classe de ativos.
Patrocinado: Você sabia que a Saint Paul tem um programa de liderança na era digital? Vem conhecer!
Como consequência, empresas de criptoativos vindas da China, Índia e de outros países da região passaram a se estabelecer em Cingapura. Segundo relatório da KPMG, o investimento em empresas de criptomoedas e blockchain localizadas na cidade-estado atingiu o recorde de 1,48 bilhão de dólares em 2021. O valor é 10 vezes superior ao alcançado no ano anterior e quase metade do total registrado na região da Ásia-Pacífico em 2021.
Apesar de sua declaração ter soado pouco amigável ao setor de criptomoedas, Menon afirma que a MAS ainda acredita no potencial econômico “transformador” do ecossistema das criptomoedas, incluindo as versões tokenizadas de ativos.
Matérias relacionadas
Grupos de investimento mergulham de cabeça no mercado de criptomoedas
O castelo de cartas que destrói o mercado de moedas digitais
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui