Diante da escassez de profissionais do setor financeiro com habilidade em inteligência artificial e machine learning, o CFA Institute decidiu apostar no lançamento de uma certificação que possa mudar esse cenário. Segundo o relatório anual de carreira elaborado pelo Instituto no ano passado, quase dois terços dos profissionais de investimento pesquisados disseram ter interesse nesses temas, mas apenas 3% afirmaram serem proficientes nesses conceitos.
A Capital Aberto tem um curso online sobre capitalização de startups. Confira!
Por isso, na quarta-feira, dia 26, o CFA anunciou a criação de um certificado de Ciência de Dados para Profissionais de Investimentos. Embora qualquer pessoa possa se candidatar a conquistá-lo — não apenas titulares da credencial CFA — o Instituto está direcionando a certificação para analistas, gestores de portfólio e traders.
Para obter o certificado, os participantes devem completar cinco cursos, totalizando aproximadamente 100 horas de estudo, e passar em uma avaliação de 90 minutos. Através de vídeos instrucionais, laboratórios de programação e estudos de caso, os participantes irão aprender, por exemplo, a descrever e avaliar técnicas de machine learning, desenvolver programas usando as linguagens Python e R e usar processamento de linguagem natural para tomar decisões de investimento. Os participantes têm um ano para concluir o curso, que custa 1.599 dólares.
O conhecimento sobre esses temas é um diferencial no mercado financeiro, uma vez que as empresas de negociações quantitativas já não são mais as únicas a usar IA. Gestores de ativos tradicionais têm integrado a tecnologia para se tornarem mais competitivos. “A ciência de dados está transformando a indústria de investimentos, mas atualmente apenas 1 em cada 4 profissionais do setor interessados em adquirir conhecimentos nesta área está fazendo isso ativamente”, disse Richard Fernand, chefe de gerenciamento de certificados no Instituto CFA, à Institutional Investor. “O fato é que todos os profissionais que lidam com investimentos precisarão entender como podem utilizar as técnicas de ciência de dados. E a certificação que criamos irá ajudar a suprir a lacuna de habilidades existente no mercado”, acrescentou Fernand.
Matérias relacionadas
Freio à corrida descontrolada por mentes digitais se opõe à sede dos investidores
Entre o êxtase do hype e a decisão certa
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Liberar conteúdoJa é assinante? Clique aqui
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Ja é assinante? Clique aqui