Uma pesquisa inédita mostra os impactos da boa governança no desempenho das ações e nos dados operacionais de companhias latino-americanas. O trabalho é parte do livro Practical Guide to Corporate Governance – Experiences from the Latin American Companies Circle, elaborado pelo Latin America Companies Circle, grupo formado com o apoio do International Finance Corporation (IFC) e organizado pela consultora Sandra Guerra, sócia da Better Governance. O lançamento da publicação aconteceu no último dia 8, em Nova York.
Em um período de dez anos finalizados em 2008, o portfólio das 14 empresas que compõem o Círculo de Companhias acumulou valorização, em dólares, de 1.455%. No mesmo intervalo, um portfólio hipotético de mais de mil empresas latino-americanas acumulou alta de apenas 241%. Comparado ao desempenho das emissoras de ADRs, o cenário é ainda mais discrepante. Nesse mesmo período, um grupo de 113 companhias latinas com recibos de ações negociados nos Estados Unidos e, portanto, sujeitas à Lei Sarbanes Oxley, gerou valorização de 132%. “As companhias do círculo adotaram várias melhorias de governança que foram além dos requisitos aplicáveis aos emissores de ADR”, avalia o estudo.
A análise dos indicadores operacionais das empresas do Companies Circle também evidencia o retorno que a governança pode gerar. Em 2008, a margem Ebitda média das companhias do Círculo foi de 18,6%, ante 13,7% da carteira hipotética.
A média do retorno sobre o patrimônio (ROE) foi de 7,6% contra 6,1%.
A publicação é resultado de iniciativas conjuntas do IFC, organismo do Banco Mundial; da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD); e do Global Corporate Governance Forum. “O livro atende os mais céticos e os que querem sustentar suas mudanças no campo da governança”, diz Sandra.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui