Indianos podem ter de monitorar uso de recursos de IPOs

Captação de recursos/Bimestral/Internacional/Edição 102 / 16 de fevereiro de 2012
Por 


Os bancos de investimento na Índia podem ganhar uma função adicional: monitorar se os recursos arrecadados nas ofertas públicas inicias de ações (IPOs, na sigla em inglês) estão sendo utilizados pelas companhias para os fins informados no prospecto. A comissão de valores mobiliários da Índia (Sebi) passou a cogitar a medida após uma investigação que resultou na proibição de sete empresas de captar recursos no mercado e no impedimento dos bancos que assessoraram suas ofertas de coordenarem novas listagens. PG Electroplast, Brooks Laboratories, RDB Rasayans, Taksheel Solutions, Tijaria Polypipes, Onelife Capital Advisors e Bharatiya Global Infomedia são acusadas de terem apresentado informações incorretas para os investidores e desviado ou feito mau uso do dinheiro levantado no IPO.

Os bancos de investimento não gostaram da ideia. Eles argumentam que fiscalizar a utilização desse dinheiro seria complicado, uma vez que não mantêm, necessariamente, relacionamento com as empresas que levam ao pregão depois da oferta. Além disso, avaliam que a nova função gerará custos para os bancos que terão de ser cobrados nas comissões para coordenação das ofertas. As irregularidades cometidas foram descobertas durante uma investigação da Sebi que mirou companhias recém–listadas cujos preços das ações flutuaram drasticamente desde o IPO.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  IPO Índia Sebi Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Acionistas querem mais transparência sobre gastos com lobby
Próxima matéria
O Caso Sadia | Parte I



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Acionistas querem mais transparência sobre gastos com lobby
A campanha eleitoral para a Presidência nos Estados Unidos está mexendo com os ânimos dos acionistas das companhias abertas...
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}