Venture capital começa 2009 com pessimismo

Gestão de Recursos / Temas / Internacional / Edição 65 / 1 de janeiro de 2009
Por  e


Pesquisa feita pela National Venture Capital Association (NVCA), em dezembro, ilustra o pessimismo do setor para 2009. Cerca de 92% dos mais de 400 entrevistados entendem que, neste ano, investimentos em venture capital serão menores que em 2008. O montante previsto para esse tipo de investimento nos EUA em 2009 é de aproximadamente US$ 30 bilhões.

Entre as setores mais afetados, o primeiro lugar vai para a indústria de semicondutores, com 79% de respostas. Em seguida, com 71% das previsões, vem o segmento de mídia e entretenimento.

Mais da metade dos entrevistados vislumbra desaceleração desses investimentos em todas as regiões do planeta. A perspectiva é mais sombria para a Europa, com 74% das citações. 56% das respostas prevêem retração em Índia e Israel, enquanto 51% esperam que a indústria de venture capital regrida na China. Grande parte das opiniões (72%) não espera reabertura do mercado de IPOs em 2009, enquanto a parcela otimista entende que as aberturas de capital voltarão a se aquecer no quarto trimestre.

A despeito da queda, alguns segmentos são promissores. Empresas de tecnologia limpa são vistas como as de maior potencial de crescimento, com 48% de citações. Com 25% de opiniões favoráveis, o setor de biotecnologia também tem boas perspectivas. Indústrias de aparelhos médicos foram igualmente citadas, em 24% das respostas. “Não há recessão para boas idéias”, disse Mark Heesen, presidente da NVCA.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Investimentos Private equity e venture capital Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Unibanco justifica descumprimento de regra sobre negociação das suas ações
Próxima matéria
Campeãs em resistência




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Unibanco justifica descumprimento de regra sobre negociação das suas ações
Em função das atuais condições do mercado, o Unibanco – União de Bancos Brasileiros S.A. antecipou para 24 de outubro...