Quando o mercado já dava o ano por encerrado e cravava que 2014 fecharia com o solitário IPO da Ourofino, três companhias resolveram se aventurar na emissão de ações. No dia 1º de dezembro, a Azul retomou seu IPO. A companhia aérea ofertará ações no Brasil e nos Estados Unidos.
Esta é a segunda tentativa de estreia da Azul na bolsa de valores. O primeiro pedido foi feito no ano passado e enfrentou alguns percalços. Inicialmente, a CVM rejeitou a estrutura acionária proposta pela companhia: suas ações preferenciais garantem dividendos 75 vezes superior ao concedido aos ordinaristas. O caso foi parar no colegiado da autarquia. Os diretores entenderam que a estrutura era legal e liberaram a operação — que acabou suspensa por conta depiora das condições de mercado. Agora, no novo pedido, a companhia manteve a ideia de emitir as superpreferenciais.
No dia seguinte ao protocolo da Azul, a oferta inicial da JBS Foods voltou a correr. A operação está sob análise da CVM desde outubro, mas acabou suspensa depois que Wesley Batista, presidente do conselho da companhia, falou sobre a oferta à imprensa, o que fere a Instrução 400.
Estreia da nova Instrução 476
Para fechar o ano, a Restoque, dona de marcas como Le Lis Blanc e Dudalina, anunciou que ofertará 50 milhões de ações ordinárias por meio da nova Instrução 476. A norma foi reformada este ano justamente para incluir ações (e debêntures conversíveis) no rol de ativos passíveis de oferta com esforços restritos de venda. A companhia é a primeira a usar a novidade, o que pode confirmar a expectativa do mercado de que as companhias já listadas seriam as maiores usuárias da regra.
Por ser a pioneira, a Restoque está testando também os ritos impostos às ofertas restritas. Como prevê a regra, todos os acionistas têm direito de prioridade na operação. Ao mesmo tempo, apenas 50 investidores podem participar da oferta. Para conjugar estas características e ainda assim permitir a entrada de novos investidores, os principais acionistas da Restoque, donos de cerca de dois terços do capital, abriram mão da prioridade — mas ainda assim terão a possibilidade de comprar ações.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui