Pesquisar
  • Captação de recursos
  • Gestão de Recursos
  • Fusões e aquisições
  • Companhias abertas
  • Governança Corporativa
  • Sustentabilidade
Menu
  • Captação de recursos
  • Gestão de Recursos
  • Fusões e aquisições
  • Companhias abertas
  • Governança Corporativa
  • Sustentabilidade
Assine
Pesquisar
Fechar
Privatização da BR Distribuidora rende 9,63 bilhões de reais para a Petrobras
Os principais acontecimentos para o mercado de capitais na semana de 22 a 26 de julho
  • Redação Capital Aberto
  • julho 26, 2019
  • Semana
  • . JBS, Petrobras, Santander, Anbima, BR Distribuidora, Taurus, Bradesco

Ilustração: Julia Padula

Em operação concluída na última semana, Petrobras vendeu 33,75% de suas ações na BR Distribuidora — o que, na prática, representa a privatização da subsidiária, já que a estatal agora fica com 37,5% do capital da companhia. A alienação dos papéis correspondeu a um volume financeiro de 9,63 bilhões de reais, considerando o preço unitário de 24,50 reais. Em 2017, a Petrobras já havia arrecadado 5 bilhões de reais com a venda de 28,75% das ações da distribuidora. Até então, a petroleira detinha 100% do capital da BR. 

22.07
 – Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autoriza as empresas a emitir certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) lastreados em despesas passadas com aquisição, construção ou reforma de imóveis. Na prática, a autorização deve permitir que empresas de qualquer setor, não apenas do ramo imobiliário, utilizem essa ferramenta para captação de recursos.  

23.07
– JBS capta 2 bilhões de dólares em títulos no exterior. Desse montante, 1,25 bilhão de dólares com vencimento em 2030 foram emitidos pela JBS USA e saíram a uma taxa anual de 5,5%; os 750 milhões de dólares restantes foram levantados pela JBS S.A., controladora no Brasil, com taxa de 5,75% ao ano e vencimento em 2028. A emissão faz parte da estratégia da companhia para alongar a dívida e reduzir as despesas com juros. 

– Santander Brasil informa ter obtido lucro líquido de 3,635 bilhões de reais no segundo trimestre deste ano, o que representa uma alta de 20,2% em relação a igual período do ano passado. 

 – Mercado de capitais dobrou participação no financiamento de projetos de longo prazo em 2018, para 36,1 bilhões de reais — avanço de 21% sobre 2017. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o volume se divide entre o capital próprio usado pelas companhias nas operações e os financiamentos via emissão de dívida. 

– Ainda de acordo com o levantamento da Anbima, a presença de recursos do BNDES nos financiamentos de longo prazo caiu de 73% em 2017 para 41% no ano passado. Em direção oposta, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), instituição que também é controlada pelo governo federal, quadruplicou sua participação, de 5% para 21% no período. Já o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) teve participação de 8%.

24.07
– Petrobras anuncia assinatura de dois contratos para a venda de ativos de exploração e produção em águas rasas nas bacias de Campos e de Santos, no valor total de 1,5 bilhão de dólares. As transações são referentes à venda de 100% da participação nos Polos Pampo e Enchova para a Trident Energy e a venda da totalidade da participação no campo de Baúna, para a Karoon. 

– A fabricante de armas Taurus foi suspensa pelo governo estadual de participar de processos de licitação do estado de São Paulo, por um período de dois anos. A decisão decorre de um processo administrativo que detectou falhas no funcionamento de armas de fogo do tipo carabina, modelo Taurus FAMAE CT30, calibre 30.

– Ações da operadora de saúde Hapvida são precificadas a 42,50 reais na oferta subsequente (follow-on). Considerando a oferta base de 46,44 milhões de ações e um lote adicional de 9,29 milhões, a operação totaliza 2,37 bilhões de reais. 

 – Indústria brasileira de fundos de investimento teve captação líquida de 17,3 bilhões de reais entre os dias 1º e 19 de julho, de acordo com a Anbima. Do início do ano até 19 de julho, a indústria de fundos acumula captação líquida de 153,8 bilhões de reais.

25.07

– Petrobras reviu para baixo sua projeção de produção de petróleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural para 2019. 

– Bradesco obteve lucro líquido recorrente de 6,462 bilhões de reais no segundo trimestre de 2019, aumento de 25,2% na comparação com igual período do ano passado. 

26.07
– CVM abriu dois processos sancionadores para investigar a atuação do diretor-executivo de finanças e de relações com investidores da Vale, Luciano Siani Pires. O órgão analisa a divulgação de informações ao mercado relacionadas aos desdobramentos do rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, em janeiro de 2019. São as primeiras acusações formuladas pela CVM sobre o caso. As informações são do jornal Valor Econômico. 

 – Usiminas tem lucro líquido consolidado de 171 milhões de reais no segundo trimestre de 2019, revertendo um prejuízo líquido de 19 milhões que havia sido registrado em igual período de 2018. 


Leia também

Os próximos passos dos comitês de auditoria

M&A para inovar

Investidores boicotam indústria de armas


Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.

Quero me cadastrar!

Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.

Quero conhecer os planos

Já sou assinante

User Login!

Perdeu a senha ?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google
Privacy Policy and Terms of Service apply.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.

Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais

Quero conhecer os planos


Ja é assinante? Clique aqui

acompanhe a newsletter

todas as segundas-feiras,
gratuitamente, em seu e-mail

Leia também

No Brasil e no mundo, empresários se movimentam em favor da democracia

Miguel Angelo

Investidores estrangeiros fogem dos mercados emergentes

Redação Capital Aberto

Gestoras de private equity miram companhias abertas

Redação Capital Aberto

acompanhe a newsletter

todas as segundas-feiras, gratuitamente, em seu e-mail

Leia também

No Brasil e no mundo, empresários se movimentam em favor da democracia

Miguel Angelo

Investidores estrangeiros fogem dos mercados emergentes

Redação Capital Aberto

Gestoras de private equity miram companhias abertas

Redação Capital Aberto

Para que servem as assembleias gerais?

Raphael Martins

O castelo de cartas que destrói o mercado de moedas digitais

Ana Carolina Monteiro
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

mais
conteúdos

Iniciativas dedicadas a combater o segundo maior vilão do aquecimento global ganham força, inclusive no Brasil

Metano entra no radar de investidores e governos

Miguel Angelo 24 de abril de 2022
ESG: Em pesquisa feita pela Harris Pool, 60% dos executivos admitem que suas companhias praticaram greenwashing

ESG de mentira: maioria de executivos admite greenwashing

Carolina Rocha 24 de abril de 2022
Evandro Buccini

O crédito para empresas no contexto de juros em alta

Evandro Buccini 24 de abril de 2022
A intrincada tarefa de regular criptoativos

A intricada tarefa de se regular os criptoativos

Erik Oioli 24 de abril de 2022
Guerra na Ucrânia incentiva investidores a tirar capital da China e direcionar recursos para outros emergentes

Dinheiro estrangeiro busca a democracia e aterrissa no Brasil

Paula Lepinski 24 de abril de 2022
O que muda para as fintechs com as novas regras do Banco Central

O que muda para as fintechs com as novas regras do Banco Central

Pedro Eroles- Lorena Robinson- Marina Caldas- Camila Leiva 20 de abril de 2022
  • Quem somos
  • Acervo Capital Aberto
  • Loja
  • Anuncie
  • Áudios
  • Estúdio
  • Fale conosco
  • Escreva um artigo
  • 55 11 98719 7488 (assinaturas e financeiro)
  • +55 11 99160 7169 (redação)
  • +55 11 98719 7488 (cursos e inscrições | atendimento via whatsapp)
  • +55 11 99215 9290 (negócios & patrocínios)
Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin Rss
Quer submeter um artigo à avaliação dos nossos editores?

Mande um e-mail para [email protected] com a sua proposta de pauta e avaliaremos. 
Agradecemos desde já pelo interesse em colaborar!

Cadastre-se
assine
Minha conta
Menu
  • Temas
    • Bolsas e conjuntura
    • Captações de recursos
    • Gestão de Recursos
    • Fusões e aquisições
    • Companhias abertas
    • Legislação e Regulamentação
    • Governança Corporativa
    • Negócios e Inovação
    • Sustentabilidade
  • Conteúdos
    • Reportagens
    • Explicando
    • Coletâneas
    • Colunas
      • Alexandre Di Miceli
      • Alexandre Fialho
      • Alexandre Póvoa
      • Ana Siqueira
      • Carlos Augusto Junqueira de Siqueira
      • Daniel Izzo
      • Eliseu Martins
      • Evandro Buccini
      • Henrique Luz
      • Nelson Eizirik
      • Pablo Renteria
      • Peter Jancso
      • Raphael Martins
      • Walter Pellecchia
    • Artigos
    • Ensaios
    • Newsletter
  • Encontros
    • Conexão Capital
    • Grupos de Discussão
  • Patrocinados
    • Blanchet Advogados
    • Brunswick
    • CDP
    • Machado Meyer
  • Cursos
    • Programe-se!
    • Cursos de atualização
      • Gravações disponíveis
      • Por tema
        • Captação de recursos
        • Funcionamento das cias abertas
        • Fusões e aquisições
        • Gestão de recursos
        • Relações societárias
    • Cursos in company
    • Videoaulas
    • Webinars
  • Trilhas de conhecimento
    • Fusões e aquisições
    • Funcionamento de companhia aberta
  • Loja
  • Fale Conosco

Siga-nos

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin Rss

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.

quero assinar