Gestão e governança no século 21

Estamos preparados?

Informações de Apoio / 19 de março de 2018
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


Patrocínio

 

Programação

O Brasil foi sacudido por diversos escândalos corporativos nos últimos anos, incluindo as operações Lava-Jato, Zelotes e desastres ambientais. Diversas mudanças ocorreram no ambiente empresarial desde então. Enquanto as empresas procuraram reestruturar seu modelo e práticas de governança, novas leis e diretrizes foram aprovadas por reguladores e entidades de mercado. Em paralelo, o início do Século XXI tem se caracterizado por mudanças estruturais no ambiente de negócios, incluindo um mundo cada vez mais transparente e volátil, stakeholders mais exigentes, desafios de sustentabilidade, uma geração com um novo conjunto de ideias e valores e a ascensão da inteligência artificial. O objetivo desse evento é fazer um balanço de todos esses acontecimentos contemporâneos no intuito de responder à seguinte pergunta: nossas companhias estão preparadas para as exigências do século XXI em termos de novos modelos de gestão e governança? Essas e outras questões serão debatidas neste café da manhã, onde ocorrerá o lançamento do novo livro do Prof. Alexandre Di Miceli denominado “Ética Empresarial na Prática: Soluções para Gestão e Governança no Século XXI”.

 

8h15 – 9h00

Café da manhã

 

9h00 – 11h00

Debate

 

Alexandre Di Miceli

Sócio-fundador da Direzione Consultoria Empresarial. Doutor e mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, Pós-Doutorado pelas Universidades de Cornell e de Louvain, Bélgica. Autor dos livros “Governança Corporativa: O Essencial para Líderes”, “Governança Corporativa: Teoria e Prática no Brasil e no Mundo” (finalista do Prêmio Jabuti 2011), “Governança Corporativa, Desempenho e Valor da Empresa no Brasil” e “Ética empresarial na prática: Soluções para Gestão e Governança do Século XXI”.

 

Denis Cuenca

Denis Cuenca é diretor de riscos, compliance e auditoria, com longa experiência em empresas de capital aberto no Brasil e no exterior. Foi secretário de governança no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e membro de grupos de estudos e debates sobre compliance e riscos. Administrador de empresas com MBA em negócios pela FIA.

 

Lélio Lauretti

Sócio da Lélio Lauretti Consultoria, membro da Câmara de árbitros da Bovespa, do Comitê superior de orientação, nomeação e ética do IBRI, também é conselheiro honorário da Abrasca, membro dos comitês de ética da ANCORD e da RAPS (Rede de ação política pela sustentabilidade). Atua como consultor de empresas nas áreas de ética empresarial e de relações com investidores. Professor convidado da USP – FIA e de vários cursos do IBGC, do qual é sócio-fundador. Economista, com cursos de especialização em Mercado de Capitais (FGV) e Administração para Presidentes (Harvard Business School – Boston, e é autor e coautor de vários livros.

 

Modesto Carvalhosa

Sócio fundador do Modesto Carvalhosa Advogados, parecerista, consultor, árbitro e membro de conselhos de administração. É professor aposentado de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP. Além da conhecida atuação no direito empresarial, ele é a maior referência nacional em matéria de programas anticorrupção e de conformidade. Nessa linha, tem participado de inúmeros debates e contribuído com projetos de lei relacionados com a reforma das regras sobre contratação pública. Tem, ainda, sido contratado por empresas estatais e privadas para organizar investigações internas e sugerir programas de compliance. Com importante desempenho acadêmico, é autor de diversos livros na área de direito empresarial, notadamente em direito societário, direito econômico, anticorrupção e arbitragem comercial.

 

Otávio Yazbek

Sócio de Yazbek Advogados, membro do Comitê de aquisições e fusões (CAF) da BM&FBovespa e membro do Conselho de autorregulação bancária da Febraban. Foi diretor da CVM e do Standing Committee on Supervisory and Regulatory Cooperationdo Financial Stability Board também atuou como diretor de autorregulação da BM&FBovespa supervisão de mercados (BSM) e diretor de regulação da Bolsa de mercadorias e futuros (BM&F).  Professor do programa de especialização e educação continuada da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas.  Bacharel em Direito pela  Universidade de São Paulo e doutor em Direito Econômico pela mesma instituição.  Autor do livro “Regulação do mercado financeiro e de capitais” e de diversos artigos sobre direito comercial e regulação do mercado financeiro e de capitais.

 

 

Participantes

Aldine Leite – Bayer

Alex Malavazi – Bayer

Alexandre Di Miceli da Silveira – Direzione Consultoria e Educação Executiva

Ana Lucia Arduin – Arduin Advogados

Ana Siqueira – Maple Consultoria

Angela Donaggio – Direzione

Charles Laganá Putz – Rio Bravo Investimentos

Claudio Horita Yokota – Yokota & Yokota

Cristina Keiko Ichikawa – Bradesco Seguros

Denis Celso Marques Cuenca – Grupo Ultra

Doris Beatriz França Wilhelm – Fernandes Figueiredo Françoso Petros Advogados

Elsie Cristina Sarmento da Silva – OAB/SP

Elvis Camargo de Brong Mattar – Navarro Advogados

Fernanda Teves de Souza – Ultrapar Participações

Fernando Luzio – Luzio Strategy Group

Geraldo Affonso Ferreira – Conselheiro independente

Heloisa Bedicks – IBGC

Janete Sanches Morales dos Santos – Pagliarini e Morales Advogados Associados

Joice Bandeira Rydval – Bradesco Seguros

Jorge Hachiya Saeki – SAEKI Advogados

Jorge Rojas-Carro – Jorge Rojas & Advogados Associados

José Roberto Borges Pacheco – Odontoprev

Joyce Costa – Vli Multimodal

Lelio Lauretti – Lelio Lauretti Consultoria

Leonardo de Paiva Rocha – Admiral Capital Partner Assessoria Empresarial

Leonardo Potengy – Ecorodovias Concessões e Serviços S/A

Lilian Porto Bruno – Braskem

Luana Lourenço              

Luciana Tanoue – Capital Aberto

Marcelo Coimbra – Fleury, Coimbra e Rhomberg

Marie Luise Fortes – Autônoma

Mauro Rodrigues da Cunha – Amec Associaçao de Investidores no Mercado de Capitais

Meily Franco – PwC

Milton Nassau Ribeiro – Vli Multimodal

Modesto Carvalhosa – Carvalhosa, Elzirik, Motta Veiga Advogados

Otavio Yazbek – Yazbek Advogados

Patrícia Quirico Coimbra – SulAmérica Seguros

Shirley Emerick Dutra – Odebrecht

Silvana Vieira Assis – Odebrecht

Simone Azevedo – Capital Aberto

Tatiana Regiani – TRAssessoria Empresarial

Wilson Carnevalli Filho – Ekilibra

 

Avaliação do evento

 

Acesse o formulário de avaliação clicando aqui.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Compliance colaborativo
Próxima matéria
Sustentabilidade e disclosure



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
Compliance colaborativo
Patrocínio     Programação   Lançado em maio pelo governo estadual e atualmente à espera...