Sites de RI são apenas medianos, mostra pesquisa do Ibope

Edição 25 / 1 de setembro de 2005
Por 


Os sites de Relações com Investidores (RI) brasileiros ainda deixam a desejar quando o critério é a “usabilidade” – termo que se convencionou usar em mercados como o de eletroeletrônicos e o automobilístico e hoje é aplicado à internet para definir as facilidades do usuário ao lidar com um site. Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência nos meses de junho e julho com os sites das 20 companhias com ações de maior liquidez do Ibovespa aponta que, na média, eles atingiram 70% dos requisitos para uma avaliação ótima de “usabilidade”. A maior nota foi atribuída ao site do Bradesco (84%). A menor nota foi 57%, aplicada a um site que o Ibope não quis revelar.

Entre os maiores problemas observados estão os banners desnecessários, as imagens pesadas e as longas páginas de informações, afirma Alexandre Umberti, coordenador do Ibope Inteligência. Segundo o consultor, a leitura na vertical deve se restringir a uma página e meia. Passado esse limite, o recomendável é criar links. Foi criticado também o uso de “pop up” como ponte para o site de RI, além da presença excessiva de palavras em inglês – que podem dificultar a compreensão entre investidores pessoas físicas que não dominem a língua.

O trabalho foi realizado por três analistas de “usabilidade” do Ibope. Eles avaliaram aspectos gerais dos sites – como acesso, links e design –, a estrutura do conteúdo e as informações apresentadas. “Algumas empresas não estão dispensando o cuidado que a comunicação on-line merece”, afirma Umberti.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
CRI adere à câmara de arbitragem
Próxima matéria
Como criar valor na era do conhecimento




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
CRI adere à câmara de arbitragem
Chegou o primeiro título de renda fixa a eleger a câmara de arbitragem do mercado como mediador de eventuais...