Os sites de Relações com Investidores (RI) brasileiros ainda deixam a desejar quando o critério é a “usabilidade” – termo que se convencionou usar em mercados como o de eletroeletrônicos e o automobilístico e hoje é aplicado à internet para definir as facilidades do usuário ao lidar com um site. Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência nos meses de junho e julho com os sites das 20 companhias com ações de maior liquidez do Ibovespa aponta que, na média, eles atingiram 70% dos requisitos para uma avaliação ótima de “usabilidade”. A maior nota foi atribuída ao site do Bradesco (84%). A menor nota foi 57%, aplicada a um site que o Ibope não quis revelar.
Entre os maiores problemas observados estão os banners desnecessários, as imagens pesadas e as longas páginas de informações, afirma Alexandre Umberti, coordenador do Ibope Inteligência. Segundo o consultor, a leitura na vertical deve se restringir a uma página e meia. Passado esse limite, o recomendável é criar links. Foi criticado também o uso de “pop up” como ponte para o site de RI, além da presença excessiva de palavras em inglês – que podem dificultar a compreensão entre investidores pessoas físicas que não dominem a língua.
O trabalho foi realizado por três analistas de “usabilidade” do Ibope. Eles avaliaram aspectos gerais dos sites – como acesso, links e design –, a estrutura do conteúdo e as informações apresentadas. “Algumas empresas não estão dispensando o cuidado que a comunicação on-line merece”, afirma Umberti.
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