A Forjas Taurus é tema da nossa matéria de capa deste mês. A fabricante de armamentos e equipamentos de segurançamigrou em 2011 Nível 2 da BM&FBovespa. Na época, vendeu ao mercado a ideia de que investiria nas melhores práticas de governança, mas, recentemente, tornou-se palco de uma intensa batalha entre os minoritários e o empresário Luis Estima. Os investidores reclamam, sobretudo, das manobras societárias que ele vem adotando para retomar o controle majoritário e cessar as investigações conduzidas internamente por membros dos conselhos de administração e fiscal. (leia aqui, para assinantes)
Na semana passada, logo após o fechamento da edição, uma nova informação chegou ao mercado. A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), fabricante de munições, tornou-se dona de 16,80% das ações ordinárias da Taurus. Segundo o fato relevante, as compras foram feitas no pregão, entre os dias 22 e 27 de maio.
O reforço na posição acionária da CBC promete esquentar o embate. Desde que começou a comprar ações da Taurus, a CBC é alvo de críticas dos minoritários: estaria votando em linha com Estima para fazer frente aos demais acionistas. Ainda que circule um boato de que seu verdadeiro objetivo seja dar uma rasteira em Estima e tomar, ela própria, o controle da empresa.
A fatia de ações detidas pela CBC pode crescer ainda mais. A Taurus está com um processo de aumento de capital (aprovado à revelia dos minoritários) em andamento, no qual a CBC poderá exercer o direito de preferência.
A CBC também será peça-chave na assembleia marcada para o próximo dia 27. No encontro, um novo conselho de administração será escolhido — Estima e os minoritários brigam para ver quem ficará com a maioria dos assentos. No mesmo dia, serão apresentadas as recomendações do comitê especial que estuda as duvidosas demonstrações financeiras da Taurus. O balanço de 2012, por exemplo, foi reapresentado e o lucro se transformou em prejuízo. O comitê indicará as providências a serem tomadas e, possivelmente, quem são os culpados pelo estranho erro.
Vem chumbo grosso por aí.
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Liberar conteúdoJa é assinante? Clique aqui
Outubro Liberado
Experimente o conteúdo da Capital Aberto grátis durante todo o mês de outubro.
Ja é assinante? Clique aqui