Justiça de São Paulo suspende criação de joint venture entre Embraer e Boeing

Os principais acontecimentos para o mercado de capitais na semana de 3 a 7 de dezembro

Semana / 7 de dezembro de 2018
Por 


Ilustração: Julia Padula

Na quarta-feira, 5 de dezembro, o juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo, concedeu liminar que suspende o estabelecimento de uma joint venture entre a Embraer e a Boeing. A empresa resultante do acordo entre as duas companhias seria constituída com base no setor de aviação comercial da Embraer, a quem restaria uma participação de apenas 20% na sociedade. Para entender mais sobre o acordo, leia também “Venda disfarçada?”

O juiz aceitou o pedido de suspensão feito em ação civil pública aberta pelos deputados federais do PT Paulo Pimenta, Carlos Zarattini, Nelson Pellegrino e Vicente Cândido. Motivou a decisão principalmente o fato de, na nova empresa, a União deixar de ter os poderes previstos pela golden share a que hoje tem direito na Embraer. “A permanência da ‘golden share’ ficará restrita, seja-nos permitido empregar linguagem popular: ‘naquilo que sobrar da Embraer’ e não será a parte lucrativa”, diz a liminar do juiz Giuzio Neto.

4/12

– Conselho de administração da JBS oficializa indicação de Gilberto Tomazoni, executivo que comandou a Seara, para a presidência global da empresa. É a primeira vez em 65 anos que o principal cargo da companhia não é ocupado por um integrante da família Batista.

5/12

– Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abre inquérito para investigar eventual abuso de poder dominante da Petrobras no mercado de refino de petróleo. A decisão pela abertura de investigação baseia-se em nota técnica do Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Cade, parte do grupo de trabalho instituído para debater o mercado de refinaria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Cabe ressaltar que a abertura do inquérito não equivale à instauração de um processo administrativo.

– Parlamento do Reino Unido divulga e e-mails internos do Facebook. Deputados afirmam que as trocas de mensagens mostram como executivos da companhia, incluindo o CEO, Mark Zuckerberg, deram a alguns programadores acesso especial a dados dos usuários da rede social e como, a partir de acordos comerciais, empresas poderiam ter acesso a essas informações.

6/12

– Minerva Foods informa ter levantado 964,7 milhões de reais com um aumento privado de capital, o equivalente a cerca de 90% do total de 1,059 bilhão de reais pretendido pela Minerva com subscrição de 150,2 milhões de novas ações ordinárias. O prazo de subscrição foi encerrado no final de novembro.

7/12

– Gafisa informa ter arquivado o formulário “Form 25” na Securities and Exchange Commission (SEC), para retirar a listagem de suas ações da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), atualmente negociadas como ADRs. O procedimento deve ocorrer em 17 de dezembro, de acordo com a previsão da empresa.

– Petrobras lança nova oferta para recomprar até 1,5 bilhão de dólares em oito bônus externos. A operação será feita em leilão e vai até 4 de janeiro, com prêmio de 30 dólares por entrega até 19 de dezembro. Considerando os preços mínimos e os bônus estabelecidos pela Petrobras, a companhia deve recomprar cerca de 1,5 bilhão de dólares em títulos.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Embraer JBS Petrobras SEC Facebook Nyse Boeing Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
O algoritmo da excelência
Próxima matéria
Bancos digitais sacodem sistema financeiro



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
O algoritmo da excelência
Quando um titã que administra 160 bilhões de dólares decide compartilhar suas ideias, o mundo se aquieta e apura os ouvidos....
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}