
O mercado financeiro global finalmente terá informações comparáveis sobre questões relacionadas aos fatores ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). Na segunda-feira, dia 26, o International Sustainability Standards Board (ISSB) anunciou a criação de dois novos padrões globais de relatório de sustentabilidade: IFRS S1 e IFRS S2.
A Capital Aberto tem um curso online sobre ESG bonds. Dá uma olhada!
O IFRS S1 define requisitos de divulgação para as empresas comunicarem os investidores sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que enxergam no curto, médio e no longo prazo. Já o IFRS S2 estabelece divulgações específicas sobre assuntos relativos ao clima e foi desenvolvido para ser usado em conjunto com o IFRS S1.
De acordo com o ISSB, a ausência até o momento de um marco global para relatórios ESG resultou em um cenário confuso para empresas e gestores de recursos. Por isso, a expectativa do órgão é que a novidade ajude os investidores a tomarem decisões mais embasadas, tendo a segurança de que estão comparando informações semelhantes.
Em entrevista à Bloomberg, Gerald Podobnik, diretor financeiro do Deutsche Bank, afirmou que os padrões criados pelo ISSB “nivelam o jogo” e devem ser vistos como uma “caixa de ferramentas para medir o desempenho [ESG das empresas] e um catalisador para impulsioná-lo”.
Os primeiros relatórios com os padrões definidos pelo ISSB estarão disponíveis para os investidores em 2025. Cada país terá que decidir se irá torná-los obrigatórios. O Fórum Econômico Mundial concordou em fornecer relatórios regulares ao ISSB sobre o progresso das companhias na adoção dos padrões.
Matérias relacionadas
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui