Encarado como um teste para o retorno dos IPOs nas bolsas de Nova York, o IPO da Birkenstock decepcionou logo na largada.
No dia do lançamento, terça-feira da semana passada, as ações despencaram cerca de 12%.
Na sexta-feira, chegaram ao piso de $36, uma queda acumulada de 21,8% em relação à emissão por $46.
Nesta semana, porém, as ações da marca alemã de calçados ensaiaram uma recuperação, ainda que parcial, subindo pela primeira vez.
No fechamento desta terça-feira, $39,28, a alta chegou a 8% em relação a sexta e durante o pregão as ações chegaram a bater a marca dos $40.
De qualquer forma, o valor ainda está 14,6% abaixo do valor de oferta de $46.
O desempenho levou o banco de investimentos especializado em IPOs Renaissance Capital a classificar a oferta da Birkenstock como “um dos piores lançamentos de um IPO acima de $1 bilhão da última década”.
Mercado desafiador
Analistas de mercado listam pelo menos três razões que explicariam o fracasso inicial da empresa na bolsa.
Mesmo antes do lançamento, Greg Martin, managing director da Rainmaker Securities, com sede em Miami, alertava para o momento complicado do mercado.
“O mercado como um todo é desafiador, Nasdaq caiu em setembro. Tudo vem sendo afetado pelas taxas de juro [dos títulos americanos].”
Um cenário que ficou ainda mais desafiador depois dos ataques do Hamas a Israel e do início de mais uma guerra aberta na região.
Para Thomas Hayes, presidente da Great Hill Capital em Nova York, a precificação das ações foi outro fator que explica a queda pós-IPO.
“As avaliações que eles estão atribuindo a essas empresas não fazem absolutamente nenhum sentido, especialmente quando estamos em um mercado em queda, com tantas outras oportunidades de barganha disponíveis”, disse à agência de notícias Reuters, em referência também a outros IPOs recentes.
Por fim, no dia do IPO da Birkenstock, a gigante do luxo LVMH anunciou uma redução no crescimento de seus lucros de 17% no segundo trimestre para 9% no terceiro, abaixo da previsão do mercado de 11%.
A Birkenstock é controlada L Catterton – uma associação entre o private equity americano Catterton, a LVMH a maior holding de marcas de luxo do mundo, e o family office de Bernard Arnault, o controlador da LVMH.
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