Guia de referência para quem quer se aprimorar

Governança / Edição 23 / 1 de julho de 2005
Por 


O Conference Board, uma das principais associações de negócios e pesquisas dos Estados Unidos, lançou recentemente um relatório sobre o que as companhias precisam saber para aprimorar suas práticas de governança. O relatório, denominado Corporate Governance Handbook 2005: Developments in Best Practices, Compliance and Legal Standards, é considerado o mais completo já publicado pela instituição. Serve como um guia de referência aos conselheiros, mostrando como eles devem redefinir seus papéis com os executivos, fortalecer sua independência e melhorar os processos dos comitês de auditoria, remuneração e governança. Segundo Carolyin Brancato, coautor do relatório, o documento mostra aos conselheiros os principais desenvolvimentos legislativos e regulatórios na área, as melhores práticas de governança e como elas podem ser implementadas.

De acordo com Brancato, os conselheiros não podem mais ser apenas aconselhadores dos executivos. Devem assumir um papel de supervisores ativos dos negócios da companhia de forma a minimizar os riscos corporativos e criar valor para os acionistas. Além de recomendações baseadas nas exigências legais e das bolsas de valores, o documento inclui insights e sugestões de conselheiros e CEOs de importantes companhias. O texto é organizado nos seguintes tópicos: i) responsabilidades fiduciárias gerais dos conselheiros, ii) papel do conselho versus papel dos gestores, iii) exigências de cada comitê do conselho, iv) avaliação de eficiência do conselho como órgão, v) avaliação de riscos corporativos pelo conselho e vi) definição da estratégia corporativa. O documento reconhece que casa conselho deve operar de forma diferente em função do estágio de desenvolvimento, porte e estrutura de propriedade da empresa, evitando fornecer uma única fórmula a ser aplicada a todos os casos. Segundo Christian Plath, outro co-autor, o Conference Board espera que o relatório se torne a referência mais utilizada sobre governança corporativa por executivos e especialistas da área.

Conteúdo extra

http://www.conference-board.org/publications/describe.cfm?id=983


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Governança Corporativa Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Temporada de julgamentos de executivos nos EUA
Próxima matéria
Canal aberto com o profissional de RI




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Temporada de julgamentos de executivos nos EUA
Enron, Worldcom, Tyco e Adelphia foram alguns dos principais escândalos corporativos ocorridos em 2001 e 2002 que culminaram...