Canal aberto com o profissional de RI

Governança / Edição 23 / 1 de julho de 2005
Por 


Visando se comunicar de forma mais transparente com o público e reduzir a lacuna de informação entre grandes investidores e acionistas individuais, a empresa de assessoria de investimentos Morningstar de Chicago, que abriu o capital recentemente, implantou uma prática de governança corporativa inovadora: a realização de fóruns mensais para responder questões sobre seu negócio a qualquer investidor atual ou potencial. O processo funciona da seguinte forma: os investidores submetem questões por e-mail, fax ou correio para a empresa. O diretor de relações com investidores coleta as informações junto às áreas responsáveis e relata as respostas ao final de cada mês em formato de relatório para os investidores. Além de divulgar as respostas em seu website, a empresa as arquiva mensalmente junto a SEC.

O primeiro relatório, divulgado em 03 de junho, apresentou 21 questões que versavam sobre temas como perspectivas de longo prazo, planos de contratação, potenciais aquisições, despesas com opções de ações e governança corporativa, entre outros. O objetivo oficial da empresa, descrito no relatório arquivado junto a SEC, é “se comunicar igualmente com todos os investidores, sem qualquer tratamento especial para analistas ou grandes acionistas”. A prática foi elogiada por diversos agentes de mercado. Segundo Alyssa Machold, diretora executiva do Council of Institutional Investors, este é um ótimo exemplo de comunicação pró-ativa com os acionistas. Na mesma linha, o Wall Street Journal, em matéria de 15 de junho, chamou a atitude da empresa de “democracia em ação”.


Quer continuar lendo?

Você já leu {{limit_offline}} conteúdo(s). Gostaria de ler mais {{limit_online}} gratuitamente?
Faça um cadastro!

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  SEC RI Alyssa Machold Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Guia de referência para quem quer se aprimorar
Próxima matéria
Nova ferramenta de governança para investidores




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Guia de referência para quem quer se aprimorar
O Conference Board, uma das principais associações de negócios e pesquisas dos Estados Unidos, lançou recentemente um relatório...