Um propósito para as corporações

Como o setor empresarial pode se proteger da crescente onda de notícias falsas

Informações de Apoio / 4 de novembro de 2019
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Programação

A obtenção de lucro não é mais a única — ou principal — razão de existir de uma empresa. Graças à pressão de investidores, consumidores e funcionários, cada vez mais os líderes empresariais são provocados a mostrar como as suas companhias agregam valor à sociedade — ou, em outras palavras, qual é o seu propósito corporativo. Este se refere ao modo único e autêntico por meio do qual a empresa fará a diferença no mundo. Há, entretanto, quem olhe essa tendência com desconfiança. Os críticos observam que, enquanto algumas corporações definem propósitos simplistas e genéricos, outras os fazem de modo exagerado. Nesse cenário, como incentivar empresas a se tornarem mais claras sobre as suas contribuições para a sociedade? A busca das organizações por seus propósitos é uma mudança real de mentalidade ou apenas uma tentativa de mascarar seus impactos negativos? Empresas com propósitos bem definidos são mais bem avaliadas pelos investidores? Essas e outras questões serão debatidas nesse Grupo de Discussão, que integra o The Great Purpose Debate, uma série de eventos globais sobre propósito corporativo promovida pela Brunswick. Participe!

8h15 às 9h

Café da manhã

9h às 11h

Debate

Adalberto Belluomini 

Professor do departamento de marketing da FGV e consultor de marketing, trabalhou como executivo durante 12 anos nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico sempre em empresas de porte como Alpargatas, Abril, Heublein (atuais Diageo/Smirnoff e Campari), Equipamentos Villares e Moore Formulários (atual Donnelley). Foi Diretor Comercial da ARIES Representações e atuou no Governo do Estado de São Paulo por 4 anos como Diretor de Comunicações e Ouvidor, onde ajudou a formar a ARTESP – Agência Reguladora dos Transportes. É consultor pela ARIES Conhecimento & Negócios e FGV Projetos há mais de 25 anos, sempre coordenando e elaborando projetos nas áreas de marketing, pesquisa e planejamento estratégico para diversas empresas públicas e privadas. Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo ITA, é pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. É professor do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP desde 1993 e professor dos cursos de MBA da FGV Management e Executivos do FGV-IDE.

 

Celso Grecco

Sócio fundador da Atitude e Pensamento Estratégico. Criador da primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo em 2003 para a BM&F BOVESPA, reconhecida como inédita no mundo, adotada como Estudo de Caso e recomendada para as demais Bolsas de Valores do mundo pela ONU. Em 2009 atuou também em Portugal, onde o conceito da Bolsa de Valores Sociais foi replicado para a Euronext Lisbon (Bolsa de Valores de Portugal). Em 2008 recebeu o prêmio Vision Awards em Berlim entregue pelo Prêmio Nobel da Paz, Professor Muhammad Yunus, e em dezembro do mesmo ano foi homenageado na sede da ONU em Nova York. Citado no livro The Power of Unreasonable People, teve também o perfil retratado nas revistas Newsweek (Estados Unidos) e Der Spiegel (Alemanha). Entre 2007 e 2010 atuou como consultor de branding para o Charity Bank, primeiro banco sem fins lucrativos do mundo, com sede na Inglaterra, tendo criado o posicionamento de marca que o Banco segue até hoje. É autor do livro A Decisão De Que O Mundo Precisa, lançado em julho de 2019 pela Editora Gente.

 

Edmar Prado Lopes Neto

Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). Possui mais de 30 anos de experiência na área financeira. Entre 2012 e 2016, atuou como Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA, onde ingressou em 2011. No período imediatamente anterior, desde 1998, trabalhou nas Organizações Globo, tendo sido Diretor de Tesouraria da Net e na Gerente de Planejamento da Fundação Roberto Marinho. Na Movida Participações, desde 2016, acumula os cargos de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores tendo participado da abertura de capital na Bovespa. É engenheiro civil formado pela UFRJ.

 

Luzia Hirata

Analista do Santander Asset Management, sendo responsável pelas avaliações ambientais, sociais e de governança corporativas das companhias. É também coordenadora do Grupo Técnico de Sustentabilidade da ANBIMA. Atou em consultoria de sustentabilidade e foi professora do curso de Responsabilidade Social Corporativa da GVPec.

 

Tereza Kaneta

Sócia da Brunswick, com ampla experiência em mercado de capitais e relações com investidores. Anteriormente, trabalhou no banco de investimentos Deutsche Bank, no departamento de RI da Vivo (Telefonica Brasil) e como analista do Banco Votorantim. Tem MBA pela Columbia Business School, especialização em Estratégia por Harvard Business School e se formou em Engenharia Elétrica pela USP. É professora e palestrante convidada da USP, FGV, ESPM e ESAMC.

 


Apresentação 

Victor Santos

Sócio fundador da Liv Up, startup de alimentação saudável. Atuou no mercado financeiro passando por empresas como HSBC, Goldman Sachs e Merrill Lynch. Formado em Engenharia de Produção pela Poli-USP e com Master of Science pelo Politecnico di Milano.

 

 

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