O movimento B representa uma abordagem inovadora e transformadora na economia. Surgiu por volta de 2006, nos Estados Unidos, com a fundação da organização sem fins lucrativos B Lab por Jay Cohen Gilbert, Andrew Kassoy e Bart Houlahan. Seu propósito é redefinir os padrões de sucesso empresarial, incorporando não apenas o êxito financeiro, mas também o bem-estar da sociedade e do planeta. Por meio da certificação como Empresa B, as organizações adotam certos níveis de desempenho social e ambiental. Equilibram, assim, um propósito socioambiental com o objetivo de retornos financeiros.
Ao alcançar essa certificação, as empresas ganham visibilidade positiva no mercado, dentre outras vantagens. Com um número crescente de selos de Empresa B no Brasil e no mundo, vemos uma mudança positiva na forma como os negócios são conduzidos. As próprias empresas e a sociedade como um todo são beneficiadas.
A Empresa B certificada é uma organização que efetivamente adota elevados padrões de desempenho social e ambiental. A certificação não se limita a reconhecer as qualidades de um produto ou serviço, mas envolve também uma avaliação ampla e detalhada. Sua finalidade é mensurar e acompanhar o progresso das empresas na geração de impacto positivo nas seguintes áreas: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente.
Como se tornar uma Empresa B
A certificação como Empresa B é iniciada por meio da obtenção de, pelo menos, 80 pontos na Avaliação de Impacto (“BIA”). O BIA é um questionário abrangente que se divide nas cinco áreas acima mencionadas. Possui perguntas relacionadas às práticas de gestão e aos modelos de negócio de impacto que permitem uma análise transversal de toda a organização. O BIA, portanto, avalia o impacto dentro de uma escala de zero a 200, sendo 80 pontos o mínimo para iniciar o processo de certificação como Empresa B.
Além disso, a empresa precisa preencher alguns pré-requisitos para receber a certificação como Empresa B. Dentre eles, destacam-se: 1) operar há pelo menos 12 meses; 2) ter fins lucrativos; 3) atuar em um mercado competitivo; 4) ser completa e distinta (marcas ou unidades de negócios não são certificadas); 5) não pertencer a uma indústria controversa; 6) cumprir com os requisitos legais (para se tornar uma Empresa B certificada, é necessário incluir em seu contrato/estatuto social as chamadas Cláusulas B); 7) pagar a taxa anual de certificação, cujo valor varia de acordo com o faturamento anual da empresa em seu último exercício fiscal; e 8) passar por um processo de recertificação, considerando que a certificação como Empresa B é válida somente por três anos.
O sistema de Empresas B no Brasil e no mundo
De acordo com os dados mais recentes divulgados no Sistema B Brasil [1], responsável pelo movimento B no Brasil, o País conta atualmente como uma rede de 298 Empresas B certificadas. Em contexto internacional, atualmente, existem aproximadamente 7.000 Empresas B certificadas ao redor do mundo.
Uma das maiores empresas do setor de beleza e cosméticos do Brasil, que atualmente tem presença em mais de 72 países, alcançou um marco significativo em 2014, tornando-se a primeira empresa de capital aberto do mundo a obter a certificação de Empresa B. Essa conquista foi renovada em 2017 e, em 2020, a empresa registrou sua terceira certificação consecutiva, alcançando a maior pontuação da série histórica, com 153 pontos.
Benefícios de se tornar uma Empresa B
Em meio a esse cenário, destacamos a seguir os principais benefícios de ser uma Empresa B segundo o Sistema B Brasil[2]:
· Consumidores fiéis: as Empresas B ganham a confiança da nova geração de consumidores, que exigem de seus fornecedores um alinhamento com os princípios de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa;
· Atração de talentos: as Empresas B podem atrair e manter seus colaboradores de maneira mais efetiva visto que, cada vez mais, eles buscam contribuir com negócios que tenham impacto positivo em sua comunidade;
· Networking: ao entrar no Sistema B, as empresas têm acesso a diversas outras companhias pelo mundo com os mesmos pilares promovidos pela certificação;
· Transparência: as Empresas B promovem transparência e ampliam sua voz, conquistando a confiança de investidores, colaboradores, fornecedores e consumidores; e
· Relacionamento e confiança: as Empresas B constroem relacionamentos sólidos com outras empresas que compartilham dos mesmos valores e visão de uma economia mais inclusiva, equitativa, regenerativa e sustentável.
Em suma, o movimento B tem emergido como uma força poderosa na transformação da economia global, incorporando valores socioambientais essenciais ao sucesso empresarial e da sociedade como um todo. A crescente adesão de Empresas B no Brasil e ao redor do mundo evidencia a conscientização e o comprometimento crescente de organizações em contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo. Além dos benefícios tangíveis, como o fortalecimento de relações de confiança e atração de talentos e consumidores, o movimento B representa um novo paradigma econômico, onde o propósito transcende o lucro e coloca a sociedade e o meio ambiente como prioridades.
À medida que mais empresas abraçam esse modelo, um futuro mais justo, regenerativo e resiliente é construído, impactando positivamente a vida das pessoas e a saúde do planeta. Ao impulsionar essa transformação, o movimento B inspira ações concretas rumo a uma economia global mais sustentável e responsável, proporcionando um futuro mais próspero e harmônico para todos.
1 https://sistemabbrasil.org/
2 https://sistemabbrasil.org/
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