A consultoria norte-americana Sodali lançou em novembro uma cartilha que orienta as empresas a organizarem e promoverem as assembleias-gerais a partir de novos formatos. Ela recomenda que, antes de tudo, os administradores procurem conhecer bem seus acionistas e os objetivos de cada um deles com o investimento. Com isso, a empresa pode adaptar as mensagens principais às características do público-alvo e conseguir mais apoio às suas propostas durante o encontro.
A cartilha prega que a companhia seja implacável com problemas éticos, como conflitos de interesses e transações com partes relacionadas, por exemplo, e que esteja preparada para responder a questionamentos sobre esses temas. Dialogar com acionistas é essencial; ouvir sugestões também. A diretoria deve estar presente no encontro e estreitar seus laços com os acionistas. Isso facilita a percepção do público sobre como as decisões são tomadas e sobre o estilo do comando da companhia, diz a Sodali.
Sobre o formato ideal, a consultoria recomenda que o evento tenha um forte apelo de marketing, que destaque os pontos fortes da companhia perante seus acionistas. Por fim, aconselha a empresa a comunicar os acionistas sobre a assembleia antecipadamente.
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