Reino Unido quer proibir auditorias de ter dupla função

Contabilidade e Auditoria / Temas / Internacional / Edição 75 / 1 de novembro de 2009
Por 


O Financial Reporting Council (FRC), entidade que regula as práticas de auditoria e de contabilidade no Reino Unido, quer impedir firmas de auditar e prestar outro tipo de serviço a uma mesma companhia aberta. Em seis de outubro, colocou em audiência pública uma proposta com a proibição. No atual sistema, é comum que as auditorias também atuem junto a clientes auditados como assessores tributários, consultores jurídicos ou de gestão, dentre outros.
A justificativa do FRC é a de que a independência dos auditores pode ficar comprometida com a prestação de serviços que não sejam o de auditoria externa. “Quanto maior o volume alocado em serviços de outros tipos, maior o risco de a empresa ter razões econômicas para não desafiar a administração de seu cliente nas questões de auditoria”, afirma o documento, que está aberto a comentários até 29 de janeiro de 2010.

O FRC também reconhece os argumentos favoráveis da prática. Um deles é o de que a firma de auditoria já conhece tão bem a companhia, que sua atuação em outras áreas pode trazer benefícios em custo e qualidade, criando valor para os acionistas.

Se aprovada, a medida trará impactos significativos na geração de caixa dessas firmas em solo britânico. Em 2008, o grupo que engloba as quatro maiores auditorias do mundo — Deloitte, Ernst & Young, KPMG e PricewaterhouseCoopers —, apelidado de “big four”, obteve cerca de £ 380 milhões em taxas correspondentes a trabalhos não relacionados à auditoria externa, contra £ 530 milhões em serviços de auditoria.



Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Auditoria interna/ externa Reino Unido Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Brasileiras são destaque de ranking global de TSR
Próxima matéria
Eleições com baixo apoio são seguidas de alta nas ações




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Brasileiras são destaque de ranking global de TSR
Levantamento do Boston Consulting Group (BCG) colocou a mineradora Vale em quarto lugar na lista de 25 grandes empresas do mundo...