Faz tempo que a crise política e a recessão econômica prejudicam a captação de recursos pelas empresas. Porém, com o recente rebaixamento da nota de crédito do Brasil por uma terceira agência de classificação de risco e o avanço da Operação Lava Jato, a dificuldade de obtenção de financiamentos aumentou. E o setor de infraestrutura é um dos mais afetados — a ponto de profissionais da área verem espaço exíguo para novas ofertas de debêntures de infraestrutura no curto prazo. Com a Selic a 14,25% ao ano, é baixa a demanda pelo papel.
Nesse ambiente de tantas incertezas, a Capital Aberto propôs discutir as perspectivas para as novas concessões de rodovias. Afinal, quais impactos as alterações nas regras dos contratos terão no setor e como os os investidores estão enxergando essas mudanças?
Ficou curioso? Confira a íntegra do Grupo de Discussão no Clube de Conhecimento!
- “Investidor prefere ser mais conservador simplesmente porque não conhece a regra do jogo” – Leonardo Luchiari, advogado sênior do MHM Advogados
- “Precisamos atrair ‘outros bolsos’ além das pessoas físicas para as debêntures de infraestrutura” – Cleverson Aroeira, chefe do Departamento de Transportes e Logística da Área de Infraestrutura do BNDES
- “Não vemos nem fundos soberanos nem fundos de private equity analisando rodovias” – Diogo Berger, superintendente-executivo de Project Finance do Santander Brasil
- “No cenário atual, é pouco provável trabalharmos com debêntures de infraestrutura” – Joel Peito, diretor de novos negócios da Triunfo
- “É importante uma iniciativa do BNDES para aumentar a recompra das debêntures de infraestrutura” – Luiz Macedo, sócio-diretor da Rio Bravo Advisory
- “A grande dificuldade das empresas médias é estruturar as garantias, por falta de patrimônio” – Samuel Santos, sócio da Upside Finance
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