A Nyse Euronext (NYX) e a bolsa Mercado de Valores de Abu Dhabi (ADSM) anunciaram, em março, acordo de cooperação para desenvolver e explorar “novas oportunidades em sistemas de negociação e outras tecnologias relacionadas”. Como parte dessa aliança, a Nyse Euronext fornecerá à ADSM, até o fim de 2008, sistemas de infra-estrutura de mercado e de tecnologia para melhorar a negociação na bolsa árabe. Além disso, as duas vão explorar o desenvolvimento de novos negócios, com destaque para a implementação do mercado de derivativos da ADSM. No ano passado, os árabes registraram aumento de 400% na média do volume diário de negociação.
O acordo faz parte do projeto da ADSM de se tornar líder regional no Golfo Pérsico, usando o bem-sucedido modelo internacional da Nyse Euronext, que controla bolsas nos Estados Unidos e na Europa. Jean-François Théodore, vice-CEO do grupo norte-americano, destacou por que a cooperação interessa à Nyse. “Estamos ansiosos para participar ativamente das ambições globais da ADSM com o uso de nossa forte especialização tecnológica em produtos e serviços financeiros.”
Tom Healy, diretor-geral da bolsa dos Emirados Árabes Unidos, mostrou que, ao menos no discurso, a parceria já começou. “Esta aliança estratégica representa um passo importante na aproximação dos dois mercados de capitais. Receber apoio e aconselhamento da Nyse Euronext vai melhorar significativamente nosso sistema operacional e fortalecer nosso produto, além de ajudar no desenvolvimento de novos negócios.” A ADSM conta com 64 empresas listadas, cujo valor de mercado chega a US$ 128 bilhões.
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: mercado internacional bolsa de valores EUA Ásia Nyse ADSM NYX Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários