
Ilustração: Rodrigo Auada
Diretores de empresas britânicas que contribuírem para a insolvência ou a falência dos negócios que lideram poderão ser multados e proibidos de ocupar cargos semelhantes em outras companhias. Na semana passada, o governo do Reino Unido propôs uma série de medidas para punir executivos que agirem de forma irresponsável ou que propositadamente levarem a empresa em que atuam à falência para evitar o pagamento de dívidas.
O objetivo é proteger trabalhadores, fornecedores e credores e punir diretores que administrem as companhias sem a devida diligência. Na avaliação do governo, casos recentes de falências decorrentes de falhas de governança evidenciaram o fato de alguns executivos conseguirem se proteger ou até lucrar com a quebra das empresas.
O anúncio ocorre dois meses depois do colapso da Carillion Plc, uma empreiteira e prestadora de serviços de manutenção. Investigações em andamento indicam que os diretores da companhia não só ignoraram a deterioração dos negócios, como deram um jeito de garantir altos bônus e salários.
Quer continuar lendo?
Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X
Ja é assinante? Entre aqui >
Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!
Participe da Capital Aberto: Assine Anuncie
Tags: gestão direção Encontrou algum erro? Envie um e-mail
Comentários