Recentemente, a mídia veiculou que o governo federal estuda formar uma área de relações com investidores (RI), com o objetivo de dialogar de forma efetiva com o mercado. Na visão do Executivo, o trabalho focado dos profissionais de RI poderia ajudar na redução do custo de financiamento das captações públicas no Brasil e no exterior, além de melhorar a imagem do País na comunidade de investimento internacional.
Se a administração pública realmente implantar uma área de RI, deve ser parabenizada. É um início! Um primeiro passo que poderá contribuir para a imagem e a reputação do Brasil no estrangeiro. Não basta, contudo, somente criar uma mão nessa estrada de via dupla. Todo diálogo pressupõe interlocução! Ouvir é tão importante quanto falar.
Expor, esclarecer, ser transparente e prestar contas são tão importantes quanto ouvir, refletir e agir com base nas opiniões recebidas pelo mercado. Os agentes do mercado opinam, criticam, sugerem e contribuem para a melhoria da empresa, pois têm interesse direto na minimização de riscos. O mesmo vale para o governo. Cada sugestão ou crítica deve ser ouvida e pensada. Isso não implica que toda sugestão será implantada, mas que receberá reflexão adequada e resposta.
Uma das máximas da atividade de RI é: “O profissional é a voz da empresa no mercado de capitais e a voz do mercado dentro da empresa”. Adaptemos o mantra: cabe ao profissional ser a voz do mercado no governo, buscando atender às sugestões dos agentes do mercado.
O departamento de RI no setor público pode contribuir para fortalecer a reputação de transparência e credibilidade, atrair maior interesse do mercado e aumentar a visibilidade e a compreensão do Brasil pela comunidade financeira local e internacional. Os profissionais de relações com investidores podem ajudar o País a melhorar a transparência e prestação de contas no setor público, bem como a perceber as demandas do mercado investidor.
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