
Chegou nesta terça-feira ao mercado brasileiro o primeiro ETF de proventos internacionais, o SPYI11 lançado pela Buena Vista Capital com desenvolvimento em conjunto pela administradora Vórtx e com a Guide Investimentos como coordenadora líder da oferta.
O índice é composto por empresas como Apple, Disney, Berkshire Hathaway, Walmart, Pepsico e Nike entre outras, e as cotas chegam ao mercado a partir de R$ 100 cada.
Quer saber mais sobre o futuro das finanças? A Capital Aberto tem o curso certo para você.
O ETF oferece a possibilidade de receber proventos mensais dolarizados, o que pode ser uma alternativa interessante para investidores que desejam proteger seu capital contra flutuações cambiais. Isso também abre a oportunidade de se beneficiar de empresas globais que oferecem rendimentos atrativos.
“Este lançamento está alinhado com o nosso DNA inovador. Em 2022, olhando para o crescimento do mercado de ETFs no Brasil e seu potencial, investimos para criar a ‘Vórtx ETF Platform’, um ecossistema pensado para atender essa indústria”, explica Marcelo Cherri, head de soluções da Vórtx.
ETF de dividendos
“Nós estruturamos o primeiro ETF da América Latina que investe 100% em Bitcoin, o primeiro ETF de Ethereum do Brasil, o primeiro ETF de DeFi do mundo e era apenas natural ser a Vórtx a administradora do primeiro ETF local com exposição internacional e pagamento mensal de dividendos aos investidores”, completa.
“Nos Estados Unidos, os ETFs com estratégias de covered call (produtos que negociam contratos de opções para gerar renda mensal) já são uma classe muito consolidada e contam com vários exemplos de ETFs desse tipo, fazendo a gestão de bilhões de dólares. O SPYI11 será o primeiro da categoria no Brasil a gerar esse ‘dividendo sintético’, explica Renato.
Segundo Renato Nobile, gestor e analista da Buena Vista Capital, o SPYI11 foi projetado para acompanhar o desempenho das 500 maiores empresas dos Estados Unidos ao mesmo tempo que gera uma receita mensal distribuída direto na conta do investidor.
“Desta forma, os investidores podem diversificar seus portfólio, obter acesso a mercados internacionais e gerar uma renda extra de maneira mais conveniente e eficiente”, afirma Nobile.
Para o head de Investimentos da Guide, Luis Gustavo Pereira, o caráter inovador do ETF é uma ótima opção para quem quer gerar renda recorrentemente.
“A exposição a grandes empresas do mercado americano, liquidez igual à de ações e custo competitivo do produto são fatores que o tornam ainda mais atrativo”, diz Pereira.
No histórico de pioneirismo e inovação da empresa, também está o marco de ser a primeira administradora fiduciária independente nacional a entrar no mercado de administração fiduciária de fundos líquidos.
Entre as principais vantagens, é importante destacar que
Assim como outros produtos de investimento, ele também contém uma taxa de administração em 0,83% ao ano, e os impostos são os mesmos dos ativos de renda variável.
- 15% de IR sobre ganho de capital na alienação das cotas, pago pelo próprio investidor via DARF no mês subsequente à venda das cotas;
- 15% de IR sobre proventos mensais cobrado diretamente na fonte.
Leia mais:
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui