Guarda aberta

Sistema da SEC é invadido por hackers e dados podem ter sido usados em transações ilegais

Bolsas e conjuntura / Internacional / 24 de setembro de 2017
Por 


Ilustração: Rodrigo Auada

Ilustração: Rodrigo Auada

A Securities and Exchange Commission (SEC) divulgou, na última quarta-feira, dia 20, que seu sistema on-line para os participantes do mercado de capitais enviarem suas informações, denominado Edgar, foi invadido por hackers no ano passado. Jay Clayton, diretor da agência americana, mencionou o episódio brevemente em uma declaração sobre cibersegurança.

Apesar de detectar o problema rapidamente, a SEC só descobriu neste ano que os dados obtidos com a invasão podem ter sido usados em transações ilegais. Boa parte das informações contidas no sistema Edgar sobre as companhias abertas é pública, mas os hackers conseguiram acessar documentos confidenciais.

Vale destacar que não é a primeira vez que o Egdar sofre com esse tipo de problema: em 2015, hackers conseguiram acessar o sistema e publicar informações falsas sobre a companhia de cosméticos Avon, causando flutuação no preço de suas ações.

O jornal Washington Post ponderou que o episódio pode ser uma pedra no sapato da SEC, que almeja coletar mais dados sobre negociações no mercado acionário e armazená-los em uma base central. Com essas informações, o regulador espera conseguir detectar e investigar manipulações de mercado. Porém, alguns agentes, como a Nyse, temem que essa base de dados possa ser alvo de ataques.

 


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  SEC Internacional mercado de capitais Cibersegurança ataque cibernético ataque de hackers Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
A limitação que amplia o mercado
Próxima matéria
Ataque gratuito?




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
A limitação que amplia o mercado
As ofertas públicas de ações com esforços restritos, conhecidas no mercado como ofertas restritas, vêm apresentando...