Da guerra ao diálogo

Editorial | Semana de 25 a 29 de março

Editorial / 22 de março de 2019
Por 


De uma maneira um tanto inusitada, o mercado de capitais brasileiro caiu “na boca do povo” na última semana. Por empenho e obra da sempre polêmica Empiricus, que agitou as redes sociais com a fantástica história da jovem Bettina, que em três anos teria transformado 1,5 mil reais em 1,042 milhão de reais investindo e reinvestindo de acordo com as recomendações dos relatórios da empresa. Verdadeiro ou não, o relato da moças recolocou o foco na disputa judicial entre a Empiricus e a CVM, que briga para enquadrar a casa às regras para recomendação de investimentos. A reportagem de Letícia Paiva mostra a quantas anda essa contenda e as novas frentes de batalha que o episódio Bettina abriu. Já a seção Na web mostra um pouco das reações dos usuários das redes sociais.

Na guerra entre Empiricus e CVM parece não existir espaço para diálogo. Mas acordos entre empresas e acionistas resultantes de conversas precisam ser incentivados, para o bem dos mercados de capitais e das próprias sociedades. É o que defende a colunista Ana Siqueira, amparada por bons exemplos como o da Royal Dutch Shell e seus acionistas em torno da redução do impacto ambiental negativo inerente às atividades da companhia. Também nessa linha, a seção Relevo apresenta pesquisa segundo a qual os indicadores ESG (socioambientais e de governança) conquistam a cada dia mais espaço na agenda dos investidores mundo afora.

Esta edição tem, ainda, o terceiro artigo da série preparada por Luciana Dias e Rafael Andrade a respeito do plano bienal da supervisão baseada em risco da CVM. O texto aborda o tratamento previsto para os fundos de investimento.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Vídeo da Bettina reacende desconfiança sobre Empiricus
Próxima matéria
Claro compra Nextel por 3,47 bilhões de reais e firma sua vice-liderança em telecomunicações



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Leia também
Vídeo da Bettina reacende desconfiança sobre Empiricus
A essa altura, praticamente qualquer brasileiro usuário de internet sabe que a Bettina tem 22 anos e patrimônio de 1,042...