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O corporate venture vem se desenvolvendo a passos largos no Brasil. Atualmente, companhias como Magazine Luiza, Totvs, Algar, BRF, Raízen, Bradesco e Embraer, entre várias outras, têm programas estruturados para fomentar o desenvolvimento de startups, cujos produtos ou serviços tenham sinergia com os seus negócios. Ao se aproximar de empresas inovadoras, as grandes organizações esperam obter soluções rápidas para os seus problemas, ganhar acesso a mercados ainda inexplorados e dominar novas tecnologias. Mas essas expectativas vêm sendo atendidas na prática? Quão complexo é para as companhias encontrar startups qualificadas para investir? Como ocorre, no dia a dia, a interação entre os executivos e os jovens empreendedores? Quando é mais interessante para a startup receber investimento de um corporate venture do que de um fundo de venture capital? Essas e outras questões foram debatidas no Grupo de Discussão Venture Capital e Empreendedorismo.
Ficou curioso? Ouça a íntegra do encontro no Clube de Conhecimento!
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- “Temos algo novo no País, que é a taxa de juros (mais baixa). Isso muda a forma de as pessoas se comportarem.” Carlos Renato Donzelli, diretor do Magazine Luiza
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- “O principal aspecto que nós olhamos no negócio é o empreendedor. Mas alguns deles não são nada fáceis de negociar. Nos falta educação para essa realidade.” Daniel de Macedo Silva, diretor de estratégia e inovação da Algar
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- “É muito difícil um conselho de administração, ainda mais de empresas abertas, tomar decisões diferentes do usual.” Guilherme Horn, sócio da Accenture
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- “É muito difícil lidar com o corporate (venture capital). São muitas pessoas do outro lado; não dá para ver a cara desse investidor.” Marcelo Nakagawa, professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper
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- “Às vezes, o melhor que podemos fazer é não levar o deal adiante.” Rodrigo Menezes, sócio do Derraik e Menezes Advogados
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