O assunto deve ganhar importância ao longo dos próximos meses, quando se intensificarem as iniciativas de captação de recursos dos candidatos à Câmara, ao Senado e ao governo dos estados, cujas eleições estão marcadas para 7 de novembro. Em 2002, US$ 184 milhões foram contabilizados em contribuições de campanha.
A expectativa da ISS, que fornece serviços de governança corporativa e aconselhamento a investidores institucionais, é que a temporada de assembléias deste ano registre um número recorde de acionistas favoráveis a uma divulgação mais transparente desses valores. Escândalos envolvendo a Tyco International e um membro do Partido Republicano acusado de fraude, sonegação de impostos e suborno de funcionários públicos em 2003 contribuíram para que o assunto ganhasse importância. Apontada como uma prática de boa governança corporativa, a divulgação de doações já havia sido submetida ao voto de acionistas de 35 companhias até o final de agosto. Dentre as que adotaram uma política de divulgação total das doações estão empresas como a Coca Cola e o banco de investimentos Morgan Stanley.
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