As batalhas com investidores ativistas em 2014 custaram, em média, US$ 4,9 milhões para as empresas americanas. É o que revela um estudo publicado em setembro pela consultoria Activist Insight. Quanto maior a companhia, maior o gasto. As que possuem valor de mercado entre US$ 250 milhões e US$ 2 bilhões consumiram de US$ 1,5 milhão a US$ 2 milhões; as que têm capitalização até US$ 10 bilhões desembolsaram US$ 10 milhões. O dinheiro banca a defesa contra propostas que a administração julga ruins, o marketing jurídico para conquistar votos contrários a essas propostas e o reembolso do minoritário, caso ele vença.
O valor médio foi puxado por disputas custosas, como a de Dan Loeb contra a empresa de leilões Sotheby’s. Loeb, da gestora Third Point, publicou uma carta em outubro de 2013 declarando possuir 9,3% dos papéis da empresa e estar preocupado com sua governança e seus resultados operacionais. Em maio deste ano, ele conseguiu uma cadeira no conselho, junto com dois aliados.
A empresa diz ter gastado US$ 5,7 milhões para se defender de Loeb e mais US$ 10 milhões de reembolso à Third Point por seus custos em sete meses de batalha. Somando a oscilação no preço das ações causada pela batalha, o valor total pode ter chegado a US$ 24 milhões.
Ilustração: Eric Peleias
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