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Incertezas no ar
Dúvidas sobre o reposicionamento da Ideiasnet puxam ações da companhia para baixo

, Incertezas no ar, Capital AbertoCompanhia listada no Novo Mercado da BM&FBovespa, a Ideiasnet adquire participações em empresas dos setores de tecnologia, mídia e telecomunicações no Brasil e na América Latina. Há alguns meses, anunciou ao mercado uma reestruturação interna, com o objetivo de se reposicionar como uma empresa mais ativa na gestão de portfólio. O que poderia ser uma ótima notícia, no entanto, tem gerado certa insegurança entre os investidores, que preferem esperar um pouco mais para precificar essas mudanças nas ações da companhia. Nos últimos seis meses encerrados em abril, os papéis da Ideiasnet caíram 32%.

As reestruturações começaram no ano passado, com a realização de uma oferta pública de ações (OPA) por um grupo de acionistas e conselheiros. Além disso, os grupos EBX e Lorentzen Empreendimentos passaram a deter aproximadamente 30% da empresa, eliminando a estrutura pulverizada de controle existente anteriormente.

Dentre as principais transformações feitas pela Ideiasnet, está a reavaliação do seu portfólio, com a decisão de desinvestimento nas empresas Addcomm, TVaoVivo e Visionnaire, que vinham apresentando valorização abaixo do desejado. Por trás dessa revisão, está o interesse em retornos mais polpudos e investimentos mais agressivos — característica atribuída, inevitavelmente, à crescente participação do grupo do empresário Eike Batista na companhia. O objetivo, agora, é que a Ideiasnet foque seus aportes em empresas com faturamento entre R$ 5 milhões e R$ 40 milhões.

Uma série de novidades foram anunciadas pela companhia no primeiro trimestre deste ano: o investimento de R$ 35 milhões no portfólio (atualmente composto de 16 empresas em estágios diversos de maturidade), com o intuito de acelerar o retorno esperado; as aquisições da Relativa e da Disec pela Automatos; o aumento da participação na MoIP e no Site Blindado; alterações na diretoria de algumas investidas, que incluíram a contratação de novos gestores na Hands e na Spring Wireless; e o lançamento do Ideiasnet Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (Ideiasnet FIDC). Em abril, a empresa comunicou o aumento de capital no montante de R$ 50 milhões, com a emissão de 14,2 milhões de novas ações ordinárias. Os recursos permitirão efetuar os investimentos programados para 2010.

“A Ideiasnet está delineando uma estratégia para ser mais proativa em relação ao mercado, mas sabemos que o impacto disso nos resultados não virá de uma hora para outra”, pondera Jacqueline Lison, analista da Fator Corretora. Por enquanto, os investidores ainda estão digerindo os prejuízos apresentados no ano passado pelas empresas investidas. Com o objetivo de demonstrar o real valor do portfólio da companhia e formalizar os aportes feitos anteriormente em investidas de patrimônio líquido negativo, a Ideiasnet adotou uma nova política contábil. O aumento da transparência, contudo, teve um preço: o reconhecimento de um prejuízo de R$ 46,3 milhões em 2009.

No ano passado, os negócios das principais investidas, que representam cerca de 95% dos resultados da companhia, sofreram duramente os efeitos da crise financeira mundial. As indústrias de software e hardware e de banda larga sentiram no caixa a decisão predominante do mercado de adiar investimentos. Officer e Softcorp viram seus resultados caírem. A PadTec, que atua na venda de equipamentos para banda larga, além dos efeitos da crise, sofreu com a queda nas vendas em razão da integração entre a Oi e a Brasil Telecom. “No início de 2009, as compras feitas por esse cliente foram praticamente inexistentes. Isso acabou afetando bastante o resultado da companhia”, afirma Jacqueline.

Já vemos, no primeiro trimestre de 2010, sinais de recuperação nas receitas, mas ainda com margens baixas. A receita líquida alcançou R$ 237,8 milhões de janeiro a março, apresentando um crescimento de 19,8% comparado ao mesmo período de 2009. O resultado deve-se, primordialmente, ao desempenho positivo de Officer e Padtec. A Officer soube aproveitar o cenário de maior demanda por produtos de informática no mercado corporativo. Obteve um crescimento superior a 17% em termos de receita e de 10% em Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em relação ao mesmo período do ano passado. A Padtec, por sua vez, tem conseguido manter a liderança tecnológica através de lançamentos de novos produtos. Teve um crescimento de mais de 100% na receita e um EBITDA com margem bastante atrativa.

A Ideiasnet apresentou, no primeiro trimestre, um prejuízo de R$ 2,4 milhões, versus o resultado negativo de R$ 6 milhões no mesmo período do ano passado.


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