Junto com o balanço de 2023, o Bradesco anunciou na semana passada seu plano de ação para reverter os resultados decepcionantes – o lucro líquido recorrente, de R$ 16,297 bilhões, ficou 21,2% abaixo do registrado em 2022. Agora, o CEO do banco, Marcelo Noronha, detalha os principais pontos da estratégia na busca de melhor desempenho, com objetivo de aumentar a lucratividade (ROE) de 10% em 2023 para níveis mais competitivos em relação aos concorrentes, muitos deles com ROE acima de 20%.
Confira os principais pilares do plano do banco, detalhados por Noronha em entrevista publicada na newsletter da Genial Investimentos.
Crédito mais rígido
Crédito pessoal, capital de giro e cartão tiveram peso negativo no balanço. Noronha reconhece que o banco demorou para começar a restringir a concessão e limite de crédito em comparação com outros bancos. Enquanto concorrentes adotavam uma política de concessão que limitava o crédito a 20% ou 6% da renda do cliente, o Bradesco concedia até 100%. Essa abordagem mudou substancialmente.
O plano também prevê o aprimoramento do modelo de crédito e da mensuração de perdas.
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De olho no varejo e PMEs
O Bradesco busca expandir competências em setores em que já era competitivo, como PME (Pequenas e Médias Empresas) e varejo massificado. Essas áreas foram responsáveis pelo aumento de inadimplência, prejudicando o banco, bastante exposto a esses segmentos. Consciente disso, a organização se prepara para novas mudanças.
Será o único banco incumbente abertamente declarando a competir no segmento de baixa renda massificado, confrontando os insurgentes neobanks (Nubank e Inter). Para se tornar competitivo, o plano é reduzir o custo de serviço, apostar na digitalização e melhorar o risco de crédito.
No segmento PME, o banco pretende lançar 150 plataformas regionais, destinadas a negócios com receita anual entre R$ 3 milhões e R$ 50 milhões. Já para as empresas com receita abaixo de R$ 3 milhões, a abordagem se manterá a mesma, com atendimentos nas agências de varejo tradicionais.
Mudanças na equipe
O plano também quer mudar a cultura organizacional do banco. Para isso, será contratado um head de recursos humanos externo. O projeto ainda inclui a adoção de formas variáveis de remuneração e a contratação de funcionários oriundos de outras empresas.
Também já está em andamento a eliminação de cargos e camadas hierárquicas tidas como redundantes.
Reforço na tecnologia
O Bradesco pretende acelerar as mudanças em sua estrutura de tecnologia. Para isso, o banco está contratando um novo head de negócios digitais externo à instituição. Noronha acredita que a instituições tem investido em tecnologia em uma proporção semelhante a outros bancos incumbentes, mas planeja aumentar esses investimentos para impulsionar a inovação e a competitividade.
Integram também plano o aumento da equipe de tecnologia da informação, com redução do número de colaboradores terceirizados.
Nova categoria para alta renda
O Bradesco criará uma nova categoria para o público de alta renda: a Afluente, intermediária entre os segmentos Prime e Private. Além disso, a plataforma de investimentos Ágora será integrada ao segmento de alta renda. Especialistas estarão disponíveis para atender às necessidades desse público.
M&A
Fusões e aquisições também estão na mira da instituição. Segundo o projeto, existe uma quantidade relevante de oportunidades de M&As para o banco.
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