Endereço certo

25/3/2014

Blog da Redação/Blogs / 25 de março de 2014
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


A Standard & Poor’s, uma das principais agências de rating do mundo, rebaixou ontem a nota do Brasil. Ainda temos o grau de investimento, mas caímos de BBB para BBB-. Mais uma queda e o País deixa de ser considerado um local seguro para investimentos, tornando-se um destino dito arriscado. Isso afastaria investimentos, por exemplo, de fundos bilionários que só podem aplicar em países com boa avaliação.

O motivo apontado pela S&P é que a política fiscal vai mal e é pouco transparente. O déficit público aumentou, a meta de superávit diminuiu e a contabilidade criativa do governo minou a credibilidade das contas públicas. Hoje ainda temos a melhor nota entre grandes economias emergentes, mas estamos no mesmo patamar da Espanha, em crise e com 24% de desemprego.

O mercado não gosta da maneira como Guido Mantega vem conduzindo a economia — a S&P tratou de deixar isso bem claro. Se restar dúvidas sobre isso, basta ver os comentários de David Luhnow, editor de América Latina do Wall Street Journal, e Robin Bew, diretor da The Economist Intelligence Unit, braço de pesquisa da revista inglesa:




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Standard & Poors Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Rússia, o país mais sem noção do mundo
Próxima matéria
IFRS Conference



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Rússia, o país mais sem noção do mundo
A Rússia é dos países mais fascinantes, para o bem e para o mal. Ela gerou alguns dos melhores escritores, foi peça-chave...