A Bolsa de Londres (LSE, na sigla em inglês) lançou em seu site um guia de boas práticas de relações com investidores (RI), para auxiliar companhias abertas ou fechadas a formular adequadamente suas estratégias de comunicação com os stakeholders.
Formulado por especialistas em consultoria corporativa, empresas listadas e investidores, o guia fornece dicas sobre como identificar e interagir com os públicos mais importantes. Além disso, traz ferramentas e práticas para uma comunicação mais eficiente com acionistas, investidores em potencial, analistas e mídia.
O documento ressalta, por exemplo, as diferentes abordagens que a equipe de RI deve ter com os investidores de varejo e institucionais. Os primeiros, responsáveis pela liquidez dos papéis, são muito mais influenciados pela cobertura da mídia do que os segundos. Por isso é importante que a empresa contrate um consultor em relações públicas especializado em finanças. “Além de se relacionar com corretoras especializadas no atendimento a pessoas físicas, esse profissional deve fazer com que a companhia apareça nos veículos certos, nas horas certas”, diz o guia.
Para os poderosos investidores institucionais, a informação veiculada na mídia pode não ser suficiente para que se decida por um investimento. Nessa situação, portanto, nada melhor que reuniões “olho no olho”. “Vale a pena focar os investidores mais renomados, pois, quando alocam recursos na empresa, acabam atraindo outros investidores”, destaca o manual.
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