O investidor de varejo será a “menina dos olhos” do mercado em 2009. Mesmo com a crise financeira, esse aplicador não abandonou a bolsa. No fim de novembro, a BM&FBovespa contava com 548.706 contas de investidores pessoas físicas, contra 542.142 em outubro. É consenso que boa parte desse resultado se deve ao aculturamento dos nossos poupadores. Por isso, a preocupação em disseminar conhecimentos sobre o mercado de ações entre os jovens é cada vez maior.
Na BM&FBovespa, palestras e visitas dirigidas especificamente ao ensino médio contemplaram 24 mil alunos em 2008 (até outubro) — número bem superior ao de todo o ano de 2007, quando foram atingidos 15 mil alunos. Desde 2002, data do início do programa, foram mais de 73 mil estudantes beneficiados. O Desafio Bovespa, competição escolar de conhecimentos sobre mercado de ações, também teve motivos para comemorar, com 505 escolas inscritas, ante 392 no ano anterior.
O investidor de amanhã também é o foco de uma novidade do Banco Real. Em dezembro, a instituição lançou, em seu site educativo Brincando na Rede, um espaço dedicado à educação financeira e ao consumo consciente. Dirigido a pais e educadores, a cartilha financeira traz orientações e exercícios pedagógicos para serem transmitidos às crianças em sala de aula ou em casa.
O material é dividido em quatro partes, de acordo com a idade da criança. O primeiro volume trata da história do dinheiro no Brasil e no mundo; o segundo, de bancos, cheques, cartões e investimentos; mesada e orçamento são temas do terceiro volume; enquanto a quarta seção traz ensinamentos sobre consumo consciente e desenvolvimento sustentável.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui