O jornalismo tem uma capacidade única de pressionar as companhias por melhores práticas de governança. Partindo dessa avaliação, o Global Corporate Governance Forum (GCGF), a International Finance Corporation (IFC) e o International Center for Journalists (ICFJ) uniram esforços para produzir um guia com orientações para a cobertura jornalística de assuntos de governança. Finalizada em junho, a publicação se dirige a repórteres e editores de negócios e finanças com o objetivo de ajudá–los a escrever histórias que mostrem a maneira como uma companhia é administrada e aspectos que podem levá–la a apresentar problemas graves, com impactos negativos para seus acionistas e a sociedade.
Dividido em sete capítulos, o guia destaca a importância das melhores práticas, destrincha alguns de seus conceitos–chaves (como o papel dos conselhos de administração), traz sugestões de pautas e de questões a serem levantadas, auxilia a desvendar os segredos por trás dos balanços, dá dicas de fontes com informações públicas e destaca reportagens sobre governança executadas por veículos diversos.
A iniciativa de treinamento da mídia do GCGF inclui um total de 20 workshops para cerca de 300 jornalistas realizados ao longo dos últimos cinco anos em vários países. O projeto é parte da iniciativa de difusão de práticas governança em mercados em desenvolvimento patrocinada pelo Banco Mundial e sua divisão dedicada ao financiamento do setor privado, a IFC. Parceira na elaboração da cartilha, a ICFJ é uma organização filantrópica voltada à melhoria da qualidade do jornalismo.
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