Lupa sobre os conselhos

Sem categoria / 19 de outubro de 2017
Por     /    Versão para impressão Versão para impressão


O Anuário de Governança Corporativa das Companhias Abertas chega este ano ao seu nono número. Com o apoio dos pesquisadores Pedro Barros, Edinel Candido e Renato Azevedo, reunimos as práticas de governança das 150 emissoras de ações mais líquidas da B3 entre 1o de junho de 2016 e 31 de maio de 2017. As informações, extraídas dos formulários de referência e websites das empresas, deram origem às estatísticas apresentadas na reportagem “Contra a parede”, escrita pela repórter Thais Folego. Em seu texto, ela destrincha os avanços — e retrocessos — das companhias em searas que chamam cada vez mais a atenção do investidor, como gestão de risco, transparência, independência do conselho e remuneração.

Também merecem destaque os ajustes promovidos pela Instrução 552 da CVM no formulário de referência. Eles permitiram a coleta de dois novos dados: o percentual de participação dos conselheiros nas reuniões do board e a quantidade de mandatos consecutivos dos administradores. Enquanto o primeiro número revela ao investidor a assiduidade dos conselheiros, o segundo lhe permite avaliar o grau de renovação do colegiado. O monitoramento desse último item é especialmente importante, uma vez que mandatos muito longos podem prejudicar a independência dos membros do conselho.

Outra novidade desta publicação é a informação se a companhia foi multada pela B3 ou não. Em caso afirmativo, apresentamos também a quantidade de multas recebidas. Vale lembrar que, assim como no anuário anterior, a edição imprensa abriga as fichas de governança de 100 empresas. As outras 50 estarão disponíveis em nosso site a partir da segunda semana de outubro. Não deixe de conferir!

Leia a edição completa aqui!


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie

Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Corrupção e responsabilidade
Próxima matéria
Papel duplo




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
Corrupção e responsabilidade