Com 75% de pessoas físicas em sua base de acionistas, a área de Relações com Investidores (RI) do terceiro maior banco privado do País encontrou uma solução simples para atrair a atenção desse tipo de investidor para os seus resultados trimestrais: resolveu combinar o pagamento de dividendos com a divulgação do balanço. A expectativa é que, interessados pelos fundamentos que deram origem aos dividendos, os investidores acabem tomando conhecimento de outras informações relevantes sobre a companhia e suas estratégias.
Ampliar o interesse do investidor individual por informações que corriqueiramente são procuradas pelo investidor institucional é uma preocupação antiga de Fernando Chagas, diretor adjunto de RI. Com o intuito de tornar as informações ainda mais amigáveis para esse público, Chagas decidiu divulgar, junto com o balanço, o boletim “Ações do Unibanco”. A cada três meses o informativo comunica as estratégias mais relevantes da instituição, sempre privilegiando as informações que assegurem a confiabilidade do investimento.
Com uma comunicação dirigida — e agora casada com o pagamento de dividendos — o RI espera que a pessoa física conheça as iniciativas que a área de RI vem tomando em seu favor (como a contratação de um formador de mercado, por exemplo) e de conquistas importantes como a entrada no Índice Bovespa. “Entendemos que, dessa maneira, o acionista compreenda melhor as razões e os benefícios dessas notícias”, conta Chagas.
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