As plataformas DeFi, sigla, em inglês, para finanças descentralizadas, simplificam a oferta de produtos e serviços financeiros ao eliminar a figura do intermediário. Por meio delas, é possível negociar ativos e contratar empréstimos e seguros, por exemplo, sem que essas transações tenham que passar por bancos, corretoras ou demais instituições financeiras.
Essa facilidade, no entanto, vem acompanhada de problemas que têm preocupado os reguladores. Muitas dessas plataformas têm sido alvo de ataques cibernéticos e de práticas de manipulação de preço e lavagem de dinheiro. Diante desse cenário, uma regulação que discipline o seu funcionamento seria bem-vinda? As vantagens dessa tecnologia compensam seus riscos? O que esperar do desenvolvimento desse setor?
Para responder essa e outras questões, convidamos para mais um encontro na Conexão Capital: Carlos Eduardo Gomes, head de research da Hashdex, e Bernardo Srur, diretor da ABCripto. Para mediar a conversa, contamos com a presença de Isac Costa, advogado do escritório Warde Advogados.
O evento aconteceu no dia 05 de maio de 2022.