Em vigor desde o dia 1º de junho, a Instrução 626 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) institui regras para o sandbox regulatório, ambiente experimental em que os participantes podem testar modelos de negócio inovadores em atividades regulamentadas pela autarquia. Ao lado da modernização dos negócios, a iniciativa representa um passo importante para atração de investimentos, em especial para as fintechs brasileiras, startups que usam intensivamente novas tecnologias aplicadas ao segmento financeiro para encontrar soluções de problemas diversos. Neste webinar, explicamos detalhadamente o processo de admissão, os critérios de elegibilidade, a análise de propostas e o monitoramento dos participantes do sandbox, discutir os desafios envolvendo a manutenção desse ambiente, além de sua importância para as startups no momento atual. Assista!
Público alvo
Profissionais do setor financeiro e do mercado de capitais
Profissionais da área de inovação e tecnologia
Empreendedores
Investidores
Advogados
Assessores financeiros
Programação
Painel I
09h – 10h20
Regras da CVM para o sandbox regulatório
Apresentação de: Antonio Berwanger, superintendente de desenvolvimento de mercado
Com comentários de: Rodrigo Menezes, sócio do Derraik e Menezes Advogados
Painel II
10h30 – 11h30
Oportunidades criadas pelo sandbox regulatório para startups financeiras
Apresentação de: Paulo Deitos, diretor executivo da ABFintechs e cofundador da CapTable
Com comentários de: Rodrigo Menezes, sócio do Derraik e Menezes Advogados
Convidados
Sócio do Derraik&Menezes Advogados, lidera equipes multidisciplinares em processos de M&A, atuando na elaboração e negociação de contratos de compra e venda de ações, acordos de acionistas, acordos de investimentos, contratos de garantias, planos de stock options, implementação de políticas de governança corporativa, entre outros documentos. Também assessora clientes em questões regulatórias ligadas ao mercado de capitais e constituição de fundos. É membro do Conselho da Anjos do Brasil, do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP – Associação Brasileira de Venture Capital, da Endeavor, mentor da Endeavor e do Board Advisory Network da NESsT no Brasil. Atua como Professor Convidado dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV - Fundação Getúlio Vargas - GVCEP (Centro de Estudos de Private Equity da FGV) e nos cursos de graduação do INSPER.
Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da Comissão de Valores Mobiliários. A área é responsável pelo processo normativo da CVM. Ingressou na CVM como inspetor em 2005, tendo trabalhado na área de fiscalização até 2008 e na área de processos sancionadores até 2011. Entre 2011 e 2015 trabalhou como Gerente de Aperfeiçoamento de Normas, na Superintendência de Desenvolvimento de Mercado. É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Cândido Mendes e tem especialização em Regulação das Fintechs e Inovação Financeira pela Cambridge Judge Business School.
Diretor executivo da ABFintechs e cofundador da CapTable.