Yale sugere maior diálogo entre conselhos e acionistas

O Centro de Governança Corporativa e Desempenho de Yale (Millstein Center for Corporate Governance and Performance) divulgou suas diretrizes para aumentar o diálogo entre conselhos de administração e acionistas, visando, principalmente, diminuir a tensão na próxima temporada de assembléias relativa à questão da remuneração dos executivos. O documento, elaborado pelos pesquisadores Stephen Davis e Stephen Alogna e patrocinado pela Deloitte, é o segundo “policy briefing” do Centro. A série visa auxiliar os formuladores de diretrizes públicas na elaboração de novas regras.

Após uma série de entrevistas e pesquisas de documentos corporativos e da mídia, o trabalho chegou a nove conclusões principais: 1) O diálogo sistemático entre conselhos e acionistas ainda é raro nos EUA; 2) Não existem obstáculos legais para diálogos construtivos entre conselhos e acionistas sobre questões de governança, incluindo matérias sobre política de remuneração dos executivos; 3) Os órgãos reguladores apoiariam iniciativas para o desenvolvimento de práticas estruturadas de comunicação entre conselhos e acionistas; 4) Investidores e reguladores entendem que as vantagens desse incremento da comunicação conselhos-acionistas são maiores que os potenciais riscos e custos; 5) O diálogo construtivo entre conselhos e acionistas depende de três fatores principais: compromisso, recursos e estratégias bem informadas; 6) Em vez de questões estratégicas de longo prazo, eventos esporádicos (como crises de mercado e escândalos corporativos) têm sido a principal motivação para o aumento de diálogo entre as empresas e seus investidores institucionais; 7) Não há um consenso sobre melhores práticas de governança na comunicação conselhos-investidores e na remuneração dos executivos; 8 ) Sem processos bem estruturados para um diálogo aberto entre conselhos e acionistas, o mercado de capitais pode sofrer despesas e riscos desnecessários; e 9) Mesmo com a crescente influência e peso dos investidores de varejo, as companhias tendem a focar seus esforços de comunicação em grandes investidores institucionais.

Conteúdo extra

Veja os highlighs do estudo divulgado pela Universidade de Yale.


Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.


Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.


Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.

Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais


Ja é assinante? Clique aqui

mais
conteúdos

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.