Xerife dos EUA terá a sua primeira presidente mulher

Gestão de Recursos / Temas / Internacional / Edição 65 / 1 de janeiro de 2009
Por  e


A advogada Mary Schapiro, de 53 anos, recebeu a árdua missão de restaurar a reputação da Securities and Exchange Commission (SEC). Ela foi nomeada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para presidir o órgão regulador do mercado de capitais americano, que tem sido alvo de severas críticas. A quebra dos bancos Bear Stearns e Lehman Brothers e, mais recentemente, a fraude milionária do megainvestidor Bernard Madoff, ex-presidente da Nasdaq, trouxeram à tona falhas na regras e na fiscalização da SEC. “Dormimos no ponto. Vamos ter de reforçar de forma significativa nossas ferramentas de regulação. Essa será uma das minhas primeiras iniciativas”, afirmou Obama, durante entrevista coletiva em Chicago. “Vamos divulgar um plano detalhado sobre a forma como imaginamos atualizar o sistema.”

Hoje a advogada dirige a Financial Industry Regulatory Authority (Finra), entidade de autoregulação que sucedeu a National Association of Securities Dealers (Nasd). Mary já foi funcionária da SEC, no governo de Bill Clinton. Depois, presidiu a Comissão de Transação de Futuros de Matérias- Primas, antes de assumir a Finra. “Mary é conhecida como uma reguladora inteligente e dura ao mesmo tempo”, disse Obama. Primeira mulher na presidência da SEC, a advogada vai se juntar ao crescente grupo de executivas que presidem comissões de valores mobiliários ao redor do mundo. Do total dos 109 membros da International Organization of Securities Commissions (Iosco), 16 estão sob o comando feminino – dentre eles, a CVM brasileira.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a algumas reportagens.

Tenha o melhor conteúdo do mercado de capitais sem limites ou interrupção.
Assine a partir de R$ 36/mês!
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} reportagens gratuitas

Seja um assinante!

Você atingiu o limite de reportagens gratuitas. Que tal se tornar nosso assinante? Além do acesso ao mais especializado conteúdo do mercado de capitais, você terá descontos de até 30% em nossos encontros e cursos. Aproveite!


Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  mercado internacional Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
A casa caiu
Próxima matéria
Cox reconhece falta de ação da SEC no escândalo Madoff




Recomendado para você




Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Leia também
A casa caiu
Os gestores independentes estão mais humildes. Essa é uma das conclusões que se pode tirar de conversas com alguns deles...