Um país que virou lenda

Professor de Harvard mostra preciosidades da governança brasileira de cem anos atrás



Pacotes de remuneração de executivos transparentes, acionistas minoritários protegidos contra abusos de controladores e administradores, limites para participação de famílias em conselhos. Para investidores brasileiros, esses elementos parecem extraídos de um conto de fadas, mas foram bem reais no País do início do século 20. A constatação é do professor Aldo Musacchio, da unidade de administração de empresas, governo e economia internacional da Harvard Business School. No seu novo livro Experiments in Financial Democracy: Corporate Governance and Financial Development in Brazil, 1882-1950, o pesquisador revela um cenário que, em alguns aspectos de governança corporativa, chega a superar o atual.

Em entrevista concedida em maio à HBS Working Knowledge, publicação da escola de negócios de Harvard, Mussachio conta que investidores brasileiros daquela época compravam ações em larga escala, financiando o crescimento de empresas e o desenvolvimento econômico. O principal motivo para isso estava no grau de conforto proporcionado por esses investimentos, tamanha a transparência praticada pelas companhias. As proteções a acionistas minoritários e a obrigatoriedade de divulgação da remuneração de executivos estavam nos estatutos sociais, uma vez que as leis brasileiras do período eram fracas. Na avaliação do professor, isso contraria a tese de que o crescimento de um país depende de uma regulamentação nacional sólida. Essa situação só começou a mudar a partir de 1915, quando o mercado de capitais doméstico entrou em declínio.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Governança Corporativa Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Medidores de riscos
Próxima matéria
Caminhos alternativos



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.

Leia também
Medidores de riscos
A contratação do seguro Directors and Officers Liability Insurance (D&O), ou Seguro de Responsabilidade Civil de Conselheiros...