SEC faz consulta pública sobre adoção de XBRL obrigatório



A Securities and Exchange Commission (SEC) aprovou, no dia 14 de maio, a formalização de uma audiência pública em torno da implementação do XBRL — sigla para Extensible Business Reporting Language, tecnologia que promove a integração de informações contábeis e financeiras.

O órgão regulador do mercado de capitais norte-americano propõe que as grandes empresas — com free float superior a US$ 5 bilhões — passem a fornecer suas informações financeiras em XBRL a partir do período fiscal que termina em 2008. As companhias restantes teriam mais dois anos para adotar a tecnologia.

“Tudo isso significa trazer ao investidor informações melhores e mais rápidas a respeito de suas companhias. Nosso disclosure financeiro, cuja estrutura remonta à década de 1930, precisa de um modelo verdadeiramente moderno, que aproveite o que a tecnologia tem de melhor”, disse Christopher Cox, chairman da SEC, no site oficial da agência.

Se aprovado, o disclosure sobre a adoção do XBRL deverá ser feito através de anexos nos relatórios trimestral e anual ou no pedido de registro de oferta. O anúncio também deverá ser feito nos sites das companhias.

O XBRL, derivado do XML — uma linguagem de internet —, cria uma espécie de “etiqueta” eletrônica que se associa a cada informação contábil. Isso permite, por exemplo, que dados de um balanço financeiro recente de qualquer empresa seja rapidamente encontrado na internet. Se quiser, o investidor pode baixar os números em planilhas, arquivos de texto ou pdf, e organizá-los da forma que lhe for mais conveniente.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  SEC XBRL Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
"Say on pay" ganha força nos Estados Unidos
Próxima matéria
Spacs passam a ser canal de saída para fundos PE



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
"Say on pay" ganha força nos Estados Unidos
As propostas de acionistas norte-americanos para a instalação de uma votação consultiva sobre a remuneração de executivos...