Sede da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da primeira bolsa de valores do País, a cidade de Rio de Janeiro tem uma vocação para o mercado de capitais. Essa é a opinião do Grupo Financeiro Carioca (GFC), união do setor público e privado que tem o objetivo de atrair gestores de recursos internacionais para os projetos de desenvolvimento do Rio. O grupo, organizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), é composto de gestores de fundos de investimento, profissionais de relações com investidores (RI), representantes de grandes empresas sediadas no Rio e integrantes de órgãos como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec Rio).
Para chamar a atenção dos investidores, a Prefeitura e a Apimec Rio planejam realizar em meados de 2011 o “Rio Investors Day”. O plano é mostrar os avanços e os projetos de desenvolvimento da cidade como polo financeiro, explica Alessandra Souza, chefe de gabinete da SMF do Rio. Haverá mesas-redondas e painéis divididos por setores, intermediados por analistas de mercado. Além disso, serão promovidas reuniões individuais de investidores com CEOs e CFOs, no estilo dos eventos de bancos de investimento. A meta é apresentar de 50 a 60 empresas com operações na cidade do Rio. “Esperamos que o evento venha a fazer parte do calendário financeiro global”, diz Alessandra.
Ela ressalta que não quer competir com São Paulo, mas, sim, restaurar o brilho que o Rio pode ter no mercado. Para isso, cita os esforços da Prefeitura para diminuir a burocracia nos negócios e destaca as universidades cariocas que formam profissionais da área de software.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui