Research sob medida

No papel de autorreguladora, Apimec prepara manual de melhores práticas em relatórios de análise

Legislação e Regulamentação/Temas/Edição 105 / 1 de maio de 2012
Por 


A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec Nacional) está disposta a aprofundar seu papel de autorreguladora. Depois de assumir a função de supervisora da atividade de seus associados no fim de 2010, com aval da Instrução 483 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a entidade começou a fiscalizar os relatórios de análise com base na regulamentação aplicável e em um código de conduta de adesão obrigatória. O próximo passo será a criação do Manual de Melhores Práticas do Profissional de Investimento. Como sugere o título, o guia será formado por recomendações, e não regras de aplicação compulsória. “Ele vai ajudar a diferenciar quem faz direito de quem não o faz”, diz Vinícius Corrêa e Sá, superintendente de supervisão do analista (SSA) da Apimec Nacional.

Uma noção do que será o manual é a Recomendação CCA 1/2011, aprovada em março pelo Comitê Consultivo do Analista de Valores Mobiliários (CCA), integrado por representantes de bancos de investimento, corretoras e consultorias. O pronunciamento trata de aspectos de análise fundamentalista, sugerindo, por exemplo, que o relatório explicite a metodologia adotada e se houve uso de guidance fornecido pela companhia avaliada.

Segundo Sá, a expectativa é que, até o fim do ano, haja um número suficiente de recomendações para compor o manual. O objetivo é incluir orientações também para relatórios de análise técnica. “Um comitê de analistas técnicos vai discutir isso em junho”, adianta.




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  CVM Apimec SSA Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Novas regras para supermercados financeiros
Próxima matéria
Estatal com independência



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Novas regras para supermercados financeiros
A Financial Services Authority (FSA), órgão regulador britânico, colocou em audiência pública uma proposta que vai ter impacto...