Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Termômetro virtual
A interação com investidores dá elementos para planejar o futuro da empresa
, Termômetro virtual, Capital Aberto

A palavra-chave para definir a função da área de relações com investidores (RI) é comunicação. De forma muito simplificada, podemos dizer que os profissionais de RI desempenham três atividades principais: desenvolver as mensagens empresariais; transmiti-las aos investidores; e monitorar o que é comentado sobre a companhia, repassando essas informações para o público interno. As redes ou mídias sociais são ferramentas valiosas para exercer essas tarefas e maximizar o impacto dos esforços de RI de qualquer companhia.

Comecemos pela última atividade em nossa lista, o monitoramento. Ouvir o que os investidores, analistas e outros agentes de mercado estão falando sobre a empresa, seus concorrentes, as perspectivas de mercado, etc. é uma ótima maneira de a alta administração saber como está sendo avaliada. Os ambientes virtuais proporcionam facilidade de contato com públicos de interesses específicos — isso é verdade desde os primeiros murais de recado online e continua sendo assim, hoje, nos fóruns virtuais, nas páginas do Facebook e nos tópicos de discussão do Twitter. Monitorar as conversas costuma ser o primeiro passo de quem começa a usar essas ferramentas — uma tarefa básica quase obrigatória de qualquer companhia nas redes.

Passemos para a segunda atividade da lista: a transmissão das mensagens da empresa para os investidores. Essa é uma atribuição do RI por excelência e se baseia em uma equação bastante complicada. É preciso comunicar com amplitude, profundidade e com o menor custo possível, respeitando os limites da regulamentação. Incluir as redes sociais como opção dentre os canais utilizados no relacionamento com os investidores normalmente resulta na combinação dessas três qualidades. A interação direta das duas pontas, permitida pelas redes sociais, torna o trabalho de eliminação de dúvidas e resolução de conflitos mais pessoal e rápido.

As redes sociais têm uma característica única: nelas, a comunicação se dá de muitos para muitos, o que é fundamentalmente diferente, por exemplo, do telefone (um para um) ou de um veículo de massa como a TV (um para muitos). E essas mídias podem ter desde aplicações simples, como atrair cliques para conteúdos alojados em sites de RI, até programas mais ambiciosos, como canais exclusivos de filmes no YouTube. Nesse campo, não há limites para a criatividade.

Finalmente, chegamos à construção da mensagem empresarial. Ela inclui a formatação da tese de investimento, do conjunto de fundamentos econômicos, das vantagens competitivas, do modelo de negócios e outras informações relevantes, dentro das restrições impostas pela regulamentação e pela ética. Seu objetivo é conseguir chamar a atenção dos investidores para o caso específico. É um processo dinâmico, baseado na análise das impressões do mercado e de seus agentes. Com base nesse retorno, a mensagem é reformulada, realçando aspectos inicialmente negligenciados ou ajustando percepções incorretas.

Ao possibilitar relacionamentos mais profundos do que outros canais e expor o discurso da companhia a pessoas diversas, as redes sociais expõem o RI e a empresa a um feedback mais rico e de melhor qualidade. Os resultados são mensagens que se ajustam rapidamente e conseguem ser relevantes para mais investidores do que nos casos em que poucos públicos são ouvidos.


Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.


Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.


Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.

Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais


Ja é assinante? Clique aqui

mais
conteúdos

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.