Procurador questiona bancos que mantém salários elevados



Andrew Cuomo, procurador-geral de Nova York, enviou cartas às nove instituições financeiras que, apesar da ajuda que receberam do Tesouro norte-americano para enfrentar a crise financeira, continuam pagando significativos bônus aos seus executivos. Cuomo pediu detalhes sobre remunerações — inclusive sobre os critérios que determinaram os pagamentos já feitos — ao Citigroup, Bank of America, Bank of New York Mellon, Goldman Sachs, JP Morgan Chase, Merrill Lynch, Morgan Stanley, State Street e Wells Fargo.

A carta do procurador-geral também levanta a possibilidade de uma ação judicial baseada na legislação de Nova York, que exigiria dos executivos a devolução do dinheiro recebido, uma vez que recursos públicos não teriam sido usados para o devido fim. “Agora que o contribuinte norte-americano providenciou significativos recursos à sua empresa, é sua obrigação cuidar desse dinheiro. O contribuinte está, praticamente, na condição de um acionista da companhia”, cita Cuomo, na carta.

A iniciativa do procurador-geral de Nova York é mais um sinal da reação da sociedade norte-americana aos exageros cometidos no pagamento de executivos. No dia 28 de outubro, o deputado Henry Waxman — que lidera uma investigação da Câmara sobre a crise financeira — também pediu explicações às instituições financeiras sobre o uso dos US$ 125 bilhões recebidos do governo. “O que questiono é como os bancos seguem pagando bilhões de dólares públicos em bônus, principalmente depois de um dos piores anos do segmento”, diz.

Conteúdo extra

Veja a íntegra da carta do procurador-geral de Nova York Andrew Cuomo às instituições financeiras.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui >

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  mercado internacional EUA Remuneração de executivos Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Entidades buscam maior transparência em assembleias
Próxima matéria
Schering-Plough consulta acionistas sobre remuneração



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





Leia também
Entidades buscam maior transparência em assembleias
A Shareholder Communications Coalition, organização composta de cinco entidades –– Business Roundtable (BRT), National...